CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ilha do Sal acolhe III Cimeira Internacional dos Líderes Locais: Território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030 no centro das atencões 08 Julho 2019

A ilha do Sal acolhe, partir desta terça-feira, prolongando-se até 11 deste mês, a III Cimeira Internacional dos Líderes Locais, tendo como temática central “O território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030”. Este evento surge no quadro da implementação do Programa Plataformas para o desenvolvimento local e objetivos 2030 em Cabo Verde. A sua organização está a cargo da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), em parceria com o Governo de Cabo Verde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ilha do Sal acolhe III Cimeira Internacional dos Líderes Locais: Território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030 no centro das atencões

A Cidade de Santa Maria, na ilha ilha do Sal, será palco da III Cimeira Internacional dos Líderes Locais, evento que acontece durante três dias e que conta com a presença de cerca de 140 participantes nacionais e internacionais de sete países dos continentes africano, americano e europeu.

O fórum centra-se numa perspetiva de inovação e de criatividade dos territórios, como elementos cruciais para concretizar a Agenda 2030, sendo que a mesma serve como guia para a implementação de políticas publicas promotoras do desenvolvimento económico sustentável.

Segundo o programa, as temáticas a serem tratadas durante a Cimeira serão diversas, como são os casos de Modelos e instrumentos territoriais inovadores (Painel I); Inovações e Comunicação (Painel II – 2.1); Inovações e Comunicação: Sensibilização e Ação (Painel II – 2.2); Parcerias: Universalidade – ODS 17 (Painel III) e num último momento será lançada oficialmente, a Guia para a Localização dos ODS em Cabo Verde.

O programa das Plataformas para o Desenvolvimento local e objetivos 2030 é um programa do Governo de Cabo Verde, gerido pelo PNUD e financiado pelo Grão-ducado de Luxemburgo.

Contexto internacional

A Cimeira realiza-se, ainda, no âmbito do V Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL), que terá lugar em Córdoba, Argentina, em Dezembro de 2019. O Governo de Cabo Verde é promotor do V Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, conjuntamente com as autoridades argentinas e outras entidades internacionais. As conclusões da III Cimeira dos líderes locais integrarão a agenda do V Fórum DEL.

De acordo com a organização do evento, este também se posiciona como um espaço que permite a realização de ações que sirvam como mecanismos catalisadores e aceleradores de processos de cooperação descentralizada e de cooperação sul-sul no contexto da arquitetura financeira mundial e na mudança dos fluxos de ajuda ao desenvolvimento e mobilização de parcerias e de investimentos.

DEL e contexto nacional

Para a organização, a III Cimeira dos Líderes Locais será uma oportunidade para retomar e aprofundar a reflexão e partilhar experiências à volta de temáticas e desafios globais, nacionais e locais no que concerne às inovações para o Desenvolvimento Económico Local e para o alcance dos ODS. Estes desafios estão presentes na realidade atual de Cabo Verde, com destaque para integração e coesão territorial, desenvolvimento sustentável, inclusivo e equitativo, parcerias e alianças para o desenvolvimento local e localização dos ODS.

"A inovação e a liderança deste processo por parte das autarquias apresentam-se como uma janela única e efetiva das autarquias no processo de descentralização do país e igualmente situa-se como uma oportunidade para reforçar a coesão interna e da cooperação entre municípios e territórios", lê-se na nota justificativa

Conforme a mesma fonte, o encontro servirá ainda para dar a conhecer experiências inovadoras, criativas e de sucesso, de atores chave que têm trabalhado para o alcance dos ODS assim como atores de referência na cooperação internacional, descentralizada, agências de Nações Unidas e da cooperação bilateral em apoio aos processos de desenvolvimento humano a nível local.

Sal e III Cimeira Internacional

Nesta ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer a ilha do Sal numa visita guiada organizada pela Câmara Municipal do Sal. O objetivo é de fazer os participantes conhecer as potencialidades, mas também os desafios de um Município que se apresenta como o "motor" turístico e económico do país e que, ao mesmo tempo, enfrenta diversos desafios sociais e económicos para os seus cidadãos e cidadãs no dia-a-dia.
Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project