MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’Iminente’ colisão de asteroide que nunca esteve tão perto da Terra 06 Maio 2020

O asteroide ’1998 0R2’ passou na quinta-feira, 29, o mais perto da Terra alguma vez registado, à distância de 6,2 milhões de quilómetros e à velocidade de mais de 31 mil km/hora.
Mundo insólito este, o do cosmo que a nossa mão nada pode para o dominar.

’Iminente’ colisão de asteroide que nunca esteve tão perto da Terra

Para a ESA/AEE-agência espacial europeia, este foi "o voo mais próximo alguma vez registado".

Registe-se também que o asteroide foi detetado apenas dois dias antes pelo Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-STARRS) da NASA, o sistema telescópico montado no Observatório de Haleakala, Havai.

O PAN-STARRS consiste em câmaras astronómicas, telescópios e um equipamento computorizado. O objetivo é duplo. Por um lado, monitoriza o céu numa base contínua em busca de objetos moventes ou variáveis. Por outro lado, produz astrometria e fotometria precisas sobre objetos já identificados.

Os avanços tecnológicos dão conta de fenómenos que, de outro modo, passariam despercebidos. Mas se o observatório tem a finalidade de detetar a aproximação de tais objetos em trânsito, é sem dúvida embaraçosa esta situação, em que só dois dias antes os cientistas souberam da passagem do ’1998 OR2’.

Se um meteorito… se um asteroide se aproximam da Terra, o que a plataforma de observação faz é registar. Espera-se que o faça a tempo, não como aconteceu com o asteroide em apreço que só dois dias antes de atravessar o exoespaço terrestre foi detetado, a 27 de abril.

Fontes: BBC/Site da NASA. Foto: O asteroide ’1998 0R2’, com um diâmetro de 2 km, passou na quinta-feira, 29, o mais perto da Terra alguma vez registado — embora perto tenha de ser entendido em termos astronómicos, já que os 6,2 milhões de km correspondem a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project