CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presença de Judeus em Cabo Verde: Inauguração de dois cemitérios Judaicos em Santo Antão 03 Novembro 2018

Dois cemitérios Judaicos recentemente restaurados em Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, serão inaugurados numa cerimónia que acontece na terça-feira, 06, sob os auspícios do Governo de Cabo Verde, em Ponta do Sol e Penha de França. Com forte impacto no turismo, esses locais de sepultura narram a presença judaica no nosso país.

Presença de Judeus em Cabo Verde: Inauguração de dois cemitérios Judaicos em Santo Antão

Esses dois cemitérios do século XIX foram “cuidadosamente” restaurados através duma parceria entre o Governo Municipal de Ribeira Grande e a “Cape Verde Jewish Heritage Project” (CVJHP), com financiamento de S.M. Rei Mohammed VI de Marrocos.

Adicionalmente, num gesto que simboliza a importância desses monumentos num país predominantemente Católico, o governo cabo-verdiano declarou esses espaços e outros cemitérios judaicos por todo o país, como parte do “Património Nacional Histórico e Cultural” de Cabo Verde.

Entre as personalidades convidadas, prevê-se a presença do Rabino de Lisboa, Natan Peres, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, a Encarregada de Negócios dos Estado Unidos, Marissa Scott, o Encarregado de Negócios de Israel, Daniel Aschheim, a cantora cabo-verdiana de renome, Gardénia Benrós, e vários descendentes de Judeus de Cabo Verde, cujos antepassados estão sepultados nos dois recém-restaurados cemitérios.

Refere-se que os cemitérios estão rodeados pela beleza natural das montanhas da ilha de Santo Antão, onde se assentou a maioria dos Judeus que migraram do Marrocos durante o século XIX. “A restauração dessas infra-estruturas beneficia de placas de bronze desenhadas e fabricadas na Inglaterra, contam a história dessa migração e servem de sinalização permanentes para educar tanto a população local como os turistas sobre a presença dos Judeus no arquipélago”, anuncia a organização em comunicado.

Ponta do Sol e Penha de França são o segundo e o terceiro de quatro cemitérios a serem renovados e preservados pela Cape Verde Jewish Heritage Project (CVJHP), Inc. e pelas autoridades Cabo-verdianas. Num momento em que se acelera a intolerância religiosa noutras partes do mundo, o governo de Cabo Verde mantém-se firmemente decidido a honrar a herança Judaica sui-géneres das ilhas.

Surgimento de Judeus em Cabo Verde

De acordo com alguns historiadores cabo-verdianos, Judeus Sefarditas do Marrocos e do Gibraltar assentaram-se em Cabo Verde, na altura uma colónia Portuguesa, em meados dos anos 1800, após a abolição da Inquisição em Portugal em 1821, e após um tratado de comércio em 1842 entre Portugal e a Grã-Bretanha. Indivíduos com sobrenomes, tais como Auday, Benros, Brigham (Ohayon), Cohen, Pinto, Levy, e Wahnon imigraram para várias ilhas do arquipélago a partir de Tanger, Tetuão, Mogador (Essaouira) e Rabat, Marrocos à busca de maior estabilidade económica. “A primeira transição de alguns aconteceu através do território britânico vizinho do Gibraltar, onde até obtiveram a cidadania Britânica”.

Segundo os escritos referidos, os judeus prosperaram em Cabo Verde engajando em comércio internacional, “shipping,” agricultura e administração. Sendo a maioria homens, muitos se casaram com mulheres católicas autóctones. Por causa dessa assimilação gradual, não existem hoje em Cabo Verde judeus praticantes. “Não obstante, os imigrantes originais tiveram o cuidado de enterrar os seus mortos de acordo com a lei judaica. As campas, tipicamente Sefarditas, com inscrições em Português e em Hebraico, figuram entre os poucos vestígios da presença desses judeus”.

Recorde-se, que CVJHP é uma organização não lucrativa, criada em 2007, sedeada em Washington, DC, que propõe honrar a memória dos muitos judeus sefarditas que imigraram para Cabo Verde no século XIX, através da restauração e preservação dos seus cemitérios e a documentação da sua herança, até agora, pouca conhecida.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project