LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inauguração do PR Lula da Silva — Responsáveis do povo brasileiro entregam-lhe faixa presidencial 02 Janeiro 2023

Ao assumir o cargo no domingo, no início da tarde do primeiro dia do ano, o presidente da República Federativa do Brasil recebeu, pela primeira vez na história, a faixa das mãos de representantes de grupos sociais: desde uma catadora ou um professor, a uma cozinheira e um artesão.

Inauguração do PR Lula da Silva — Responsáveis do povo brasileiro entregam-lhe faixa presidencial

Foi a catadora Aline, a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF), quem no ato solene no Congresso impôs a faixa auriverde ao trigésimo-nono presidente, Lula da Silva. Viu-se, então a multidão chorar de alegria.

Aline Sousa, 33 anos, mãe de sete filhos é catadora desde os 14 anos, assim como a mãe e a avó, que trabalham na mesma cooperativa. Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Lula da Silva tem mandato até 31 de dezembro de 2026. Depois da posse no Congresso, o novo Presidente do Brasil regressou no mesmo Rolls-Royce que serve a Presidência da República desde 1952.

Chegado por fim ao Palácio do Planalto, subiu a rampa em frente à Praça dos Três Poderes para discursar diante do público — de "apenas" 40 mil, número imposto pela segurança.

Luiz Inácio Lula da Silva prometeu solenemente, no discurso no Palácio do Planalto, logo após receber a faixa presidencial, que governará para os 215 milhões de brasileiros e não apenas para os seus eleitores.

Imprensa internacional repercute.

Fontes: Globo/ N Y Times/Le Monde.fr/BBC/El País/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project