A requalificação da Praça do Presídio foi a primeira obra inaugurada pelo presidente da Câmara Muncipal, no dia 20 de abril. Com um visual totalmente novo (ver fotos), que agrada sobretudo a munícipes e emigrantes, a emblemática infraestrutura já foi palco da Noite Branca e também acolheu os tradicionais bailes de conjunto e festivais.
A sua ampla modernização consistiu sobretudo na substituição de todo o piso, na construção de novas instalações sanitárias, na reconstituição geral das proteções, bancadas e platibandas, bem como na reabilitação do repuxo, na montagem de nova instalação hidráulica e na sua iluminação interna e geral.
Já no dia seguinte, 21 de abril, o Edil Nuías Silva presidiu ao ato da inauguração da unidade de transformação agroalimentar da Cooperativa Mulheres Sabores da Terra, de Campanas de Cima. Trata-se de uma iniciativa da Cospe, através do Projeto Terra de Valor, em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, cujo objetivo é a melhoria da cadeia de valor agroalimentar.
Ainda segundo o governo municipal, até o dia 1 de maio um lote de mais de uma dezena de outras obras e equipamentos sociais serão colocados à disposição dos munícipes, com destaque para os que se seguem.
Placa Desportiva de Curral Grande
A intervenção abrange toda a área da placa, a reconstrução geral da zona da bancada, a construção parcial dos muros laterais, a reabilitação e pintura do piso, a requalificação dos sanitários e das salas existentes.
Casa do Munícipe de Ponta Verde e Delegação Municipal Norte
Estas vão disponibilizar os serviços descentralizados e de proximidade prestados pela Câmara Municipal de São Filipe, além de acolher os serviços dos Correios, da Electra, da Associação Soldifogo, da Águabrava e de bancos (máquina ATM).
Arruamentos
Várias localidades, como Achada de São Filipe, Cutelo de Açúcar/Alto Santa Luzia e Bairro III Congresso vão ganhar novos arruamentos, no âmbito de financiamentos obtidos através do programa governamental PRRA.
Praça da Cruz Vermelha
Localizada em Santa Filomena, a sua reabilitação contempla melhorias a nível dos peitoris, a substituição dos pisos, instalação de um sistema de iluminação, a introdução de novos mobiliários e a criação de áreas verdes. Inclui ainda um parque infantil, uma praça digital, uma área pedonal e iluminação decorativa e pública para o conforto e lazer dos seus frequentadores.
Centro Cultural “Armand Montrond”
A requalificação deste centro consistiu na reabilitação de um edifício existente de carácter cultural, tendo abrangido o piso, a cobertura, a renovação das caixilharias e do sistema de iluminação e ainda pintura geral, recuperação da zona da biblioteca e da área das instalações sanitárias.
Monumento Teixeira de Sousa
Trata-se de uma relevante estátua em homenagem ao médico e escritor foguense Henrique Teixeira de Sousa. O monumento vai ser colocado na praça com o mesmo nome, também conhecido por Praça Rodrigo.
Escola Jardim/Batente e Italiano
Ambas as escolas integram a rede de salas de aula da rede do sistema educativo do concelho de S. Filipe. Construída de raiz, a escola do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Jardim/Batente dispõe de equipamentos modernos. Acoplado à mesma está uma placa desportiva, construída para servir de suporte às atividades educativas e práticas desportivas em geral. Possui instalações sanitárias próprias, bancadas, rampas de acesso, escadaria, etc. O mesmo se pode dizer em relação à Escola do EBO de Italiano, que contemplou novos equipamentos para todas as salas de aula.
III Fase do Eco Park e Placas de Alto Santa Luzia
De entre outros aspetos, inclui a terceira fase da construção da via de acesso e vias pedonais, bem como de placas desportivas para a prática de basquetebol, voleibol, andebol, futsal, entre outras modalidades.
Habitação Social
Inclui algumas das mais de 80 habitações reabilitadas no concelho no quadro do projeto Nha Kaza. Este beneficia sobretudo as famílias mais pobres das diferentes zonas rurais e dos centros urbanos do concelho de São Filipe.
Obras em curso e lançamento de novos projetos
Devido a constrangimentos vários, nomeadamente falta de transporte, algumas obras não ficaram prontas para serem inauguradas durante a celebração da Festa da Bandeira e do Dia do Município, os trabalhos ainda estão em curso. São os casos da reabilitação de Cruz de Passos, da construção da Piscina Municipal, da requalificação e modernização do Estádio 5 de Julho, em Santa Filomena, do Campo de Salto, bem como da construção da rua pedonal de Alto São Pedro e da sinalização rodoviária.
O programa da festa da Festa da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe contempla ainda o lançamento de novos projetos para o concelho, com destaque para o Estádio de Futebol de Patim, cujo concurso para a sua execução deve acontecer durante este mês de maio.
Há ainda a asfaltagem de novas vias, cujos trabalhos, depois de celebrado o contrato para a sua execução, devem arrancar brevemente. O mesmo deverá acontece com a Placa Desportiva de Monte Tabor, obra que está na fase de terraplanagem do terreno.
No quadro da Festa da bandeira de Filipe e do Dia do Município ainda merece destaque a apresentação das obras para o arrelvamento do Campo de Ponta Verde, destinado a treinos, para servir toda a zona norte do concelho. Depois do contrato assinado, as obras arrancarão brevemente, devendo a novel infraestrutura desportiva ficar concluída até o final deste ano.