INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Incerteza no reino da Suécia: 1ª vez que primeiro-ministro perde confiança do parlamento 21 Junho 2021

O chefe do governo sueco, o social-democrata Stefan Löfven, foi derrubado hoje por um voto de desconfiança no parlamento e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. É uma situação inédita nos dois séculos da instituição do cargo no reino da Suécia.

Incerteza no reino da Suécia: 1ª vez que primeiro-ministro perde confiança do parlamento

A inesperada situação resulta de uma semana de desentendimento entre o Partido da Social Democracia e o Partido da Esquerda (ex-partido comunista), que até agora apoiava pontualmente o executivo social-democrata.

A censura ao chefe do governo contou com uma maioria absoluta de 181 deputados (em 349), enquanto 109 votaram contra a moção e 51 abstiveram-se.

Para derrubar o governo, os votos do ex-partido comunista juntaram-se aos da extrema-direita (dos Democratas da Suécia) e da direita (partido conservador dos Moderados e dos Democratas-Cristãos).

2 cenários

De acordo com a Constituição sueca, em caso de eleições antecipadas, estas não alteram a data do escrutínio previsto para setembro de 2022, o que levará a duas legislativas em pouco mais de um ano.

Em caso de demissão do primeiro-ministro cessante, é ao presidente do Riksdag (Parlamento) que cabe abrir negociações com um partido para encontrar um novo chefe de governo. Neste caso, Stefan Löfven poderia ser reconduzido com base num novo acordo político, sublinham analistas.

O trigésimo-terceiro primeiro-ministro sueco, que até agora se destacou pela sua capacidade de sobreviver a crises políticas desde que chegou ao poder em 2014, tornou-se o primeiro chefe de governo a ser derrubado dessa forma na história política da Suécia. Olof Palme, também social-democrata, foi o único primeiro-ministro assassinado, em 28 de fevereiro de 1986.

Fontes: De Telegraaf.sw/DW/BBC. Foto: Stefan Löfven, 67 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project