ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Independência/46 anos: “O grande marco da Independência é o ganho da nossa identidade como povo e Estado soberano” – Pedro Pires 05 Julho 2021

O antigo Presidente da República Pedro Pires considera que o grande marco da Independência de Cabo Verde é o ganho da identidade como povo e Estado soberano.

Independência/46 anos: “O grande marco da Independência é o ganho da nossa identidade como povo e Estado soberano” – Pedro Pires

Pedro Pires fez esta consideração à Inforpress quando instado a pronunciar-se sobre os grandes ganhos de Cabo Verde desde a Independência, em 5 de Julho de 1975, e que os cabo-verdianos deveriam sempre lembrar.

“O facto de termos ganho a nossa identidade, a nossa condição de Estado soberano é o lado mais importante que devemos valorizar, e não o lado material ou institucional, pois somos cabo-verdianos e não região de algum País”, apontou Pedro Pires.

Conforme assinalou, “é complicado” ter uma visão de 46 anos de Independência, pois muita coisa aconteceu, mas pode-se partir do começo que foram em “situações precárias, de uma crise ampla e diversificada e que atingia todos os sectores da vida social, económica e política”.

“Quando penso nisso há um aspecto importante ao qual as pessoas não dão importância que era todo o território nacional que estava em causa, visto que havia um fenómeno continuado de desertificação, desarborização e erosão e que punha em causa o futuro do nosso território, mas também da agricultura”, explicou.

Nesta linha, salientou, a lição que se pode tirar é que a vontade do homem e, sobretudo, o papel da convicção e as ideias desempenham na realização dos sonhos e “Cabo Verde é prova disso”.

Da mesma forma, sublinhou, nos dias de hoje o País também se encontra num ponto complicado da sua história, derivado da covid-19, que irá deixar “consequências sérias” e um grande esforço para ultrapassar esses aspectos negativos.

Com isso, sustentou, comparado com o início que referiu anteriormente, pode-se também ultrapassar, sobretudo acreditando que é sempre possível vencer as dificuldades.

Em 5 de Julho de 1975, há precisamente 46 anos, Cabo Verde, antiga colónia de Portugal, se tornava num Estado soberano, com a proclamação da sua independência na voz do primeiro presidente da então Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte. A Sema com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project