LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Independência do Brasil 7.9.1822: D. Pedro I(V) como D. Afonso I 07 Setembro 2022

Na comemoração hoje dos duzentos anos do Brasil independente, um olhar diferente sobre duas independências, a portuguesa e a brasileira. Em 1139-40, D. Afonso I e em 1822 D. Pedro I e IV protagonizam o ’divórcio filial’.

Independência do Brasil 7.9.1822: D. Pedro I(V) como D. Afonso I

Divórcio filial, o filho rebela-se ante o(a) progenitor(a) e declara a independência. Portugal nasceu sob essa sina, no século XII. Afonso Henriques declara guerra à condessa sua mãe e, vencedor, encerra-a vitaliciamente numa torre-prisão. Eleva o condado a rreino, contra o rei de Castela e o sumo pontífice em Roma.

Sete séculos depois, o (futuro) imperador Pedro I dá o Grito do Ipiranga concretizado no "Independência ou Morte!" com que incentivou as tropas (reunidas junto das margens do rio) para a fundação do Império do Brasil.

Era o grito do filho contra o rei D. João VI que em 1821 o deixou como regente do Brasil enquanto regressava a Lisboa para resolver a crise constitucional.

Em 1834 o imperador Pedro I regressa a Portugal como rei D. Pedro IV e deixa no trono do Brasil Pedro II (cuja sucessora se distingue como "princesa Isabel da Lei Áurea libertadora dos escravos" em 1888 — uma década depois da abolição da escravatura em Cabo Verde).
...

Foto: Ao lado do presidente Bolsonaro na tribuna durante o desfile, está o presidente português. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que está em Brasília "num gesto histórico" e nega desconforto perante "palavras de ordem a favor de Bolsonaro e contra Lula" porque "de onde estava não ouvia nada". Mais: manifestantes "carregavam faixas com dizeres antidemocráticos, pedindo, por exemplo, uma intervenção militar e ruptura democrática. Essas reivindicações são contrárias à Constituição", segundo a Globo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project