INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índia: Agricultores bloqueiam entradas da capital no 1º aniversário da lei que os ’condenou à fome’ 28 Setembro 2021

Milhares de agricultores da União Indiana juntaram-se de novo desta vez com bloqueio das diversas vias viárias e ferroviárias da capital, New Delhi, em protesto contra a lei que atirou o setor da agricultura para o estado ‘desesperador’ em que se encontra.

Índia: Agricultores bloqueiam entradas da capital no 1º aniversário da lei  que os ’condenou à fome’

Os manifestantes desta segunda-feira, 27, repetem o que disseram há um ano, pois desde então nada mudou na gestão da crise agrícola. Por isso, o seu protesto é contra o governo de Modi, que tem de ser responsabilizado pela situação que já levou ao suicídio inúmeros camponeses endividados.

Segundo a imprensa local, uma camponesa relatou a tragédia que atingiu a família há um ano quando o marido, pressionado pelas dívidas e mau ano agrícola, cometeu suicídio.

Munger Lal, um pequeno agricultor de Bihar, a mil quilómetros da capital, contou que já se tornou habitual vir à capital protestar contra as medidas do governo que sufocam os camponeses.

"Tenho dívidas, que não consigo pagar e todas as promessas do governo caem em saco-roto. Por isso, estamos todos indignados".

A marcha há um ano pelas ruas de Nova Delhi foi acompanhada por órgãos de imprensa, nacionais e internacionais, que relataram que os manifestantes estavam, desde havia dois dias, a ser enquadrados por milhares de agentes policiais e outras forças anti-motim.

Destacou-se Leelawati, de 72 anos que andou mais de 110 quilómetros entre Karnal-Haryana e Delhi, para fazer soar a sua voz indignada: "Esta deve vir a ser a minha última luta por justiça. Os agricultores são a espinha dorsal do país? Mas somos tão maltratados que mal conseguimos sobreviver", contou ao Deutsche Welle a mulher de aspeto frágil.

Centenas de milhares de camponeses suicidaram-se desde 2000, dizem fontes oficiais.

Fontes: Corriere della Sera/DW.de/Times of India.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project