Esta quarta-feira, o comunicado da SpiceJet anuncia que "[a]s medidas discplinares adequadas serão tomadas assim que se completar a investigação" sobre o incidente.
Segundo o regulamento do Diretório-Geral da Aviação da Índia, os pilotos e outros tripulantes dos transportes aéreos só podem consumir alimentos e bebidas dentro do cockpit sob condições muito estritas. Uma dessas condições é que os líquidos devem estar bem acondicionados, incluindo ser apresentados num tabuleiro adequado para evitar que entornem.
É um incidente que "no contexto configura um crime", afirmou Mohan Ranganathan, um perito em aviação ao diário Hindu Times. “É que à mínima turbulência, o café pode espirrar para o equipamento eletrónico e avariar os sistemas"
Mohan Ranganathan foi o primeiro a partilhar a foto no Twitter. Ao Hindu confirmou que foi "um amigo piloto" que lhe enviou o comprometedor registo desta descontração no cockpit. Afinal, uma transgressão grave ao regulamento pela qual a dupla de pilotos tem de responder criminalmente.
Voo para Holi
O voo partiu da capital, Delhi, no dia 8 rumo a Guwahati, no nordeste onde tem lugar o Festival das Cores que celebra a chegada da Primavera. Os festivaleiros, de todas as idades, participam atirando tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música pelo meio.
Fontes: Times of India//... Relacionado: Janela estilhaçada em pleno voo: calmos ou em pânico?, 12.set.022; Luta no cockpit: Piloto e co-piloto da Air France esmurraram-se em pleno voo, 01.set.022. Fotos: Gujiyas, o tradicional pastel do festival Holi, está bem mas não o café no cockpit.