Este trágico acidente em Chandausi-Sambhal ocorrre duas semanas depois doutro similar acidente em ambiente laboral de armazenamento a frio de batatas. Há duas semanas morreream sete pessoas na cidade de Meerut /Mirat, no mesmo Estado de Utar Pradesh.
Esta quinta-feira, horas depois do início do resgate de sobreviventes viam-se dezenas de pessoas a tentar escavar com as mãos, por entre os escombros do prédio colapsado, à procura de familiares.
A indignação levou outros a vandalizar os escritórios da unidade de produção, diz a imprensa local.
2º maior produtor
A Índia é o segundo maior produtor de batata, depois da China. Os dois países mais populosos totalizam juntos um terço dos quatrocentos milhões de toneladas de batatas produzidas anualmente a nível mundial.
O top11 inclui em 3º lugar a Rússia, seguida da Ucrânia, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Polónia, França, Países-Baixos e Bielorrússia. Este país aiiado da Rússia na guerra em curso destaca-se como o maior produtor per capita.
Origem. O tubérculo originário da América central e sul foi levado para a Índia pelos portugueses no início do século XVII. Em poucos anos tornou-se um produto cultivado extensivamente no ocidente indiano sob administração portuguesa. A colonização britânica deu o impulso maior à produção do tubérculo a partir do século XIX.
Note-se que a emigração da batata para a Índia acontece apenas algumas décadas depois de chegar à Europa na Era de Quinhentos (decerto com passagem pelo ’laboratório’ botânico da vila e depois cidade da Ribeira Grande de Santiago).
Fontes: Times of India/ BBC/Hindustani Times/Literatura especializada.