INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índia-Ucrânia: Modi diz a Zelensky "O diálogo para cessar as hostilidades é a unica via para a paz" 04 Outubro 2022

O primeiro-ministro Narendra Modi conversou hoje (3ªfª) com o presidente Volodymyr Zelensky sobre a necessidade de diálogo com a Rússia para evitar a ameaça nuclear de "consequências catastróficas".

Índia-Ucrânia: Modi diz a Zelensky

Segundo o comunicado do governo em Delhi, o primeiro-ministro indiano esteve ao telefone com o presidente ucraniano, esta terça-feira 4, para falar sobre "o conflito em curso".

Os meios para obter a paz e como garantir a segurança das instalações nucleares foram dois dos tópicos centrais na conversa, refere a imprensa da referência.

Narendra Modi "reiterou o que dissera em março: que o conflito russo-ucraniano não tem solução miltar mas sim através da via diplomática "respeitando a Carta das Nações Unidas, o Direito Internacional e a soberania e integridade territorial de todos os Estados", segundo a Ansa.it citando o comunicado oficial.

"A Índia está disponível para contribuir para os esforços de paz", expressou Modi, "na firme convicção de que o diálogo com a Rússia" é o único caminho para a paz", que é a máxima prioridade diante da ameaça nuclear de "consequências catastróficas".

Na contramão

A intervenção do chefe de governo indiano esta terça-feira em Delhi colide com o que aconteceu em Kiev no mesmo dia, tal como noticia o Ukrainska Pravda sobre a decisão do governo ucraniano de pedir mais ajuda militar aos aliados.

O presidente ucraniano ratificou assim a decisão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa que, na sua reunião do dia 30, afirmou que é "impossível realizar negociações com o presidente Vladimir Putin e que é necessário fortalecer as capacidades de defesa da Ucrânia perante a ameaça da Federação Russa".
...
Fontes: Times of India/ ansa.it/Ukrainska Pravda. Fotos: Na conversa com Zelensky, hoje, Modi abordou também a cooperação económica, na abertura que os dois iniciaram na última COP26, em Glasgow, em novembro último. Modi na recepção a Putin na Casa Hyderbrad, sede do governo em dezembro último. Poderá Modi vir a ser um interlocutor de peso, tal como prognostica o Nobel da Economia de 2001, o americano A.Michael Spence sobre "a Índia como importante potência global"?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project