INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Concursos de misses: Índia debate "Porque é que são todas idênticas?" 31 Maio 2019

A Índia vive apaixonadamente os concursos de misses. As eleitas com sorte até chegam a estrelas da maior indústria de cinema do mundo, Bollywood. Mas este ano, as redes sociais mostram que os indianos começam a fazer perguntas: Porque é que elas são tão idênticas que até parecem a mesma pessoa?

Concursos de misses: Índia debate

Todos os anos por esta altura, a Índia vive apaixonadamente os concursos de misses, que vão eleger a mais bela. E se este era um assunto divino, com rivalidades entre Juno e Vénus despoletadoras de guerras, como a de Troia — pela bela Helena —, no nosso tempo democrático o concurso da mais bela tem as suas idicossincrasias, como dizia o escritor que pôs a ilha do vulcão no mapa do cinema nacional... mas isso é outra história.

O concurso de Miss Índia prepara a eleita para o maior concurso do mundo. Também pode ser o elevador social que pode levar a que teve a pouca sorte de nascer num dos bairros de lata de Delhi, Bombaim, Calecute até ao Olimpo que é Bollywood.

Sim, já vimos a mais bela, que teve a sorte de ser eleita, a chegar a estrela da maior indústria de cinema do mundo, Bollywood.

E um pouco por todo o mundo, os concursos de misses são uma instituição com variantes muitas. Umas mais aceites, com grande difusão a nível planetário como o Miss Universo, o Miss Mundo… Outras mais polémicas – como o gorado concurso ‘Miss Kids’ inspirado no concurso dos Estados Unidos ‘ Miss Little Princess of America’ que já vai na sua décima e... edição.

As candidatas a misses passam por uma longa preparação, que muitas vezes começa na infância, com os pais a incentivar determinados comportamentos que melhorem o ’potencial mercadológico’ das suas filhas. As escolas de modelos proliferam oferecendo o mesmo tipo de treino — como vestir-se, como sorrir, como pentear e maquilhar, como desfilar...

Agora ao fim de décadas é que as redes sociais — ociosas? mais conscientes? — vêm por a tónica na imagem homogénea das vinte e quatro candidatas.

O segundo país mais povoado do mundo é também o mais diverso, … a Índia multicolorida espanta-se parece que não se revê nas vinte e quatro meninas belíssimas mas tão idênticas.

Fontes: Instagram/Twitter

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project