ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índice de Preços no Consumidor: Taxa de inflação em Cabo Verde situou-se em 1,3% em Junho de 2019 11 Mar�o 2021

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Cabo Verde registado no mês de Junho de 2019 teve uma taxa de variação mensal de 0,6%, com uma variação superior em 0,1 p.p verificada no mês anterior, apresentando um comportamento idêntico, mas mais moderado ao observado no mês homólogo do ano anterior em que o nível médio dos preços foi superior 0,4 p.p. face a Maio. Esta informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INECV), através de um recente estudo realizado no País.

Segundo a mesma fonte, a variação acumulada do IPC foi de 1,2%, valor superior em 0,5 p.p. à observada no mês homólogo, do ano anterior, enquanto que a taxa de variação homóloga do IPC total em Junho de 2019 foi de 1,5%, valor idêntico ao registado em Maio.

Os dados do Relatório indicam que a variação média dos últimos doze meses situou-se em 1,3%. De acordo com o INECV, este resultado é idêntico ao observado no mês anterior, alterando-se o nível do que o indicador vem apresentado desde o segundo trimestre de 2018, que denotava uma estagnação na taxa de variação média dos últimos doze meses de 1,1% que passa agora, para um valor médio de 1,2%, indiciando uma tendência de ligeira aceleração.

“O indicador de inflação subjacente (IPC total, excluindo energia e alimentares não transformados) apresentou com uma variação homóloga de 0,9%, (superior em 0,1 p.p face ao mês anterior)”, aponta a fonte.

De salientar que o índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project