ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índice de Produção Industrial regista no segundo trimestre uma variação homóloga de 6,5% – INE 17 Setembro 2022

O Índice de Produção Industrial (IPI) registou, no segundo trimestre de 2022, uma variação homóloga de 6,5 por cento (%) em Cabo Verde, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Índice de Produção Industrial regista no segundo trimestre uma variação homóloga de 6,5% – INE

Segundo a mesma fonte, o Índice de Preços na Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 18,6%, enquanto o Índice de Volume de Negócios registou variação homóloga de 21,2 %.

Esta evolução, acrescenta o INE, foi particularmente influenciada pelo agrupamento das indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e da indústria transformadora, com aumentos de 28,3% e 12,2% respectivamente.

“Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas registaram variações homólogas de 1,6%, 9,5% e 1,1%, respectivamente”, revelou a mesma fonte.

De acordo com o INE, no mesmo período, a indústria extractiva apresentou uma diminuição de 44,4%, enquanto a transformadora registou uma variação de 5,3%, acrescentando que no trimestre em análise, o índice de volume de negócios apresentou uma variação homóloga de 21,2%.

O Índice de Produção Industrial (IPI) é um indicador que tem por finalidade medir as variações do volume da produção das indústrias em intervalos curtos e regulares. Este índice dá uma medida da tendência do valor acrescentado a custo de factores, ao longo de um dado período de referência. Os índices são obtidos tendo por base o inquérito mensal à Produção Industrial, realizado junto de unidades estatísticas seleccionadas a partir das empresas sediadas no território nacional.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project