ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índice de volume serviços aumenta em 5,4% no quarto trimestre de 2017 02 Mar�o 2018

O índice de volume de negócios em Cabo Verde registou no quarto trimestre de 2017, um aumento de 5,4%. Os índices de emprego a tempo integral e total registaram variações homólogas de 0,9% e 1,2%, respectivamente e o índice de remunerações brutas teve um aumento de 4,0%.

Índice de volume serviços aumenta em 5,4% no quarto trimestre de 2017

Volume de Negócios

Conforme o Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE-CV), os resultados dos Indicadores de Actividades do Sector Serviços mostram que o índice de volume de negócios nos serviços mercantis não financeiros registou, em termos homólogos, um aumento de 5,4% no quarto trimestre de 2017.

Já as secções de Comércio por grosso, nomeadamente reparação de veículos automóveis e motociclos, e de Alojamento e restauração apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado (3,1 e 1,8 pontos percentuais), em resultado de variações de 5,2% e 10,7% respectivamente. As restantes secções apresentam uma contribuição de 0,5 pontos percentuais para a variação do índice, o que permite afirmar que o índice de volume de negócios nos serviços registou um aumento trimestral de 7,0%.

Emprego

O Relatório do INE-CV aponta, por outro lado, que os índices de emprego nos serviços a tempo integral (NPSR-I) e total (NPSR-IP) apresentaram, no período em análise, uma variação homóloga de 0,9% e 1,2%, respectivamente.

Remunerações

Neste mesmo período, nota-se que o índice de remunerações brutas situou-se em 4,0% em termos homólogos. “A variação trimestral do índice de remunerações nos serviços aumentou 1,0%”, diz o documento.

De referir que os Indicadores de Actividades do Sector Serviços têm por objectivo proporcionar, através dos índices de Volume de Negócios, Emprego e Remunerações nos serviços, indicadores de evolução do mercado de bens e serviços neste sector. Estes índices são calculados com base no inquérito aos indicadores de actividade do sector serviços. “Trata-se de um inquérito amostral realizado essencialmente por recolha directa, junto de unidades estatísticas (empresas) sediadas no território nacional".

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project