ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preços no consumidor aumentaram 0,2% em junho 15 Julho 2021

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou, em junho do corrente ano, uma taxa de variação mensal de 0,2%, valor inferior em 0,3 p.p ao registado no mês anterior. Com isso, significa que os preços dos produtos aumentaram em 0,2% em junho último.

Preços no consumidor aumentaram  0,2% em junho

Conforme os dados do INE, a taxa de variação acumulada do IPC foi de 1,5%, taxa essa superior em 2,4 p.p à observada no mês homólogo do ano anterior.

Já a taxa de variação homóloga do IPC total, no mês de junho de 2021, segundo uma nota remetida a nossa redacção, foi de 1,5%. Um valor superior em 0,2 p.p em relação ao mês de junho.

No período em análise, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 0,2%. Uma cifra que é superior em 0,1 p.p à registada no mês anterior.

Segundo ainda o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 1,5%, valor superior em 0,4 p.p. ao registado em maio de 2021.

É de salientar que o índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde. O IPC não é, desta forma, um indicador do nível de preços registado entre períodos diferentes, mas antes um indicador da sua variação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project