LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índice que mede atividade empresarial de Moçambique fecha ano em ligeira queda 09 Janeiro 2023

O índice que mede a atividade das empresas em Moçambique fechou o ano em ligeira queda, descendo de 50,8 pontos para os 50 pontos em dezembro, e o número de novas encomendas estagnou, segundo o Standard Bank.

Índice que mede atividade empresarial de Moçambique fecha ano em ligeira queda

"O abrandamento levou a aumentos apenas marginais na produção e no emprego, enquanto as compras de materiais desceram ao ritmo mais rápido desde janeiro", lê-se na nota da Standard & Poor’s (S&P), que dá conta do Índice de Compras dos Empresários (PMI) de Moçambique, compilado pelo Standard Bank de Moçambique.

"Numa nota positiva, as pressões sobre os custos melhoraram apenas ligeiramente face à baixa de novembro e continuaram modestas, e as formas continua a sinalizar um forte grau de otimismo face à previsão de evolução deste ano", acrescenta-se na nota, citada pela agência de informação financeira Bloomberg.

A S&P junta os dados de cerca de 400 empresas para determinar a saúde do setor privado numa determinada economia, ilustrando-a através do índice PMI, que quando tem níveis acima de 50 pontos, sinaliza uma melhoria nas condições de negócio em comparação com o mês anterior; pelo contrário, pontuação abaixo de 50 mostra uma deterioração.

Os 50 pontos registados em dezembro demonstram o fim de uma sequência de crescimento que vinha a registar-se desde fevereiro, e acontece essencialmente devido ao forte abrandamento do crescimento dos novos negócios no final do ano, com as empresas a registarem apenas um incremento mínimo face a novembro, de acordo com a Bloomberg.

Para o economista-chefe do Standard Bank de Moçambique, Fáusio Mussa, a estagnação do índice pode estar relacionada com as medidas de combate à inflação, nomeadamente em termos de política monetária e na decisão de não atribuir um subsídio aos funcionários públicos.

Como os trabalhadores não receberem um pagamento, o seu poder de compra em dezembro foi mais limitado, mas há sinais encorajadores neste princípio de ano, disse o economista.

"Muito provavelmente isto reflete algum otimismo relacionado com as perspetivas de a TotalEnergies recomeçar os trabalhos de construção [do projeto de exploração de gás natural, no norte do país] este ano, e fortes desempenhos contínuos na agricultura e na mineração, que devem continuar em 2023", apontou.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) publicado pelo Standard Bank resulta das respostas de diretores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do setor privado.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project