INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Infeção mortal por fungo se espalha-se pelos EUA 22 Mar�o 2023

Os casos de infeção pelo fungo Candida auris nos Estados Unidos da América (EUA) quase dobraram em 2021. As notificações da doença passaram de 756 para 1.471, aponta um relatório recente.

Infeção mortal por fungo se espalha-se pelos EUA

A infecção por fungos da espécie Candida auris está se espalhando rapidamente e de forma "alarmante", diz o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, citado pelo BBC NEWS. "Os casos nos EUA quase dobraram em 2021, passaram de 756 para 1.471, aponta o relatório da entidade".

Pessoas saudáveis não correm risco de ter complicações relacionadas ao fungo Candida auris, mas aquelas com sistema imunológico comprometido ou que usam dispositivos médicos, como ventiladores ou cateteres, podem sofrer com quadros mais graves ou até morrer.

Segundo ainda o referido Relatório, citado pelo BBC NEWS, um em cada três indivíduos com infecções invasivas por Candida auris morre, mas pode ser difícil avaliar como esse fungo afeta pacientes vulneráveis, avalia a epidemiologista Meghan Lyman, principal autora do relatório do CDC.

Recorde-se que a infeção foi relatada pela primeira vez nos EUA em 2016. O aumento mais rápido de casos aconteceu entre 2020 a 2021, de acordo com dados publicados no periódico especializado Annals of Internal Medicine.

Outro motivo de preocupação é o aumento de casos que se tornaram "resistentes às equinocandinas", que é a classe de antifúngicos mais recomendada para o tratamento da infeção por Candida auris, escreve o BBC NEWS.

Ainda, conforme a nossa fonte, o CDC atribui o aumento à falta de medidas de prevenção nas unidades de saúde e às melhoras nos serviços de acompanhamento e diagnóstico de casos. Outro fator que parece ter contribuído, segundo a entidade, foi o estresse ao sistema de saúde relacionado à pandemia de Covid-19.

Lyman disse ao canal CBS News que o aumento de acometidos pela doença "enfatiza a necessidade de vigilância contínua, além de expandir a capacidade de laboratórios, criar testes de diagnóstico mais rápidos e criar programas de prevenção e controle de infeções".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project