Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inforpress e Unipiaget lançam livro de fotografias intitulado “A magia das imagens” 12 Janeiro 2021

A Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Unipiaget) apresentam no dia 14, quinta-feira, o livro “A Magia das Imagens – Memória das Ilhas” a partir dos Arquivos da Inforpress.

Inforpress e Unipiaget lançam livro de fotografias intitulado “A magia das imagens”

A apresentação do livro, antes prevista para o dia 22 de Dezembro e que foi adiada por motivos de força maior, vai ter lugar no auditório da Unipiaget às 18:00 desta quinta-feira.

O livro, cujo conteúdo foi produzido pela Universidade Jean Piaget, tem como autores José Mário Correia, ex-presidente do Conselho de Administrador da Inforpress, Gertrudes Oliveira e Wlodzimierz J. Szymaniak, reitor da Unipiaget e organizador da obra.

Wlodzimierz J. Szymaniak explica que o livro “A Magia das Imagens”, resulta das pesquisas aos arquivos da Inforpress, e que de certo modo é uma homenagem aos fotógrafos da Inforpress, todos actualmente reformados.

O livro é composto de vários capítulos e segundo Wlodzimierz J. Szymaniak, por um lado apresenta uma reflexão teórica daquilo que é o jornalismo e o fotojornalismo em Cabo Verde e, por outro lado, uma interpretação das fotografias.

Retrata vários aspectos da vida do país como a educação, as vivências das ilhas, o mar de Cabo Verde e alguns momentos marcantes da história de Cabo Verde como por exemplo o primeiro aniversário da independência nacional, os sinais da mudança e a chegada da democracia, a coabitação política, a visita do Papa João Paulo II, realizada à Cabo Verde no ano de 1990, a visita de Nelson Mandela a Cabo Verde, em 1994.

“São fotografias que nós encontramos nos arquivos da Inforpress. Não é um livro que pretende ser um compêndio histórico, mas sim um livro que pretende fazer uma aproximação entre a história e a maneira como as pessoas viam a realidade na altura, porque o olhar do fotojornalista nunca é inocente. Sempre estão baseados em alguns princípios que podem ser princípios políticos, estéticos, etc”, explicou Szymaniak adiantando que o objectivo é desvendar o olhar dos fotojornalistas da Inforpress.

O livro conta com prefácio da actual gestora executiva da Inforpress, Jacqueline Carvalho, que considera que os autores souberam “lapidar” de forma magistral esse “diamante bruto”, em forma do livro “memórias das ilhas” e assim valorizar um importante activo da Inforpress.

“Este é um presente que estava guardado nos arquivos empoeirados da Agência, há vários anos, que agora ganham uma nova vida uma vez que estará disponível para todos os interessados, especialmente para as novas gerações”, escreveu a gestora.

“A magia das imagens” foi também tema de uma exposição promovida pela Inforpress, em parceria com a Unipiaget, entre 2018 e 2019.

A publicação do livro conta com o apoio financeiro da Embaixada da França em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project