ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inforpress promove VI Ação de Formação de Capacitação em Jornalismo da Agência 05 Novembro 2021

A Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), em parceria com a Agência Lusa, o Instituto Camões e o Governo de Cabo Verde, vai promover, a VI Ação de Formação de Capacitação em Jornalismo da Agência, de 08 a 12 deste mês. A cerimónia de abertura acontece na sala de conferência da CCISS, em Achada Santo António, cidade da Praia e será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes.

Inforpress promove VI Ação de Formação de Capacitação em Jornalismo da Agência

De acordo com uma nota remetida ao Asemanaonline, esta ação de formação visa responder as necessidades e os objetivos da Inforpress, transmitidos à Lusa pela própria agência, neste caso alargados a outros órgãos de comunicação social, com vista a dotá-los de competências editoriais e organizativas para produção, seleção, edição e oferta de um serviço informativo jornalístico.

A formação será ministrada pelos formadores da Agência Lusa, Paulo Nogueira e Sofia Branco, que, durante uma semana, vão debruçar sobre vários assuntos candentes do Jornalismo do século XXI. Os formadores vão debruçar sobre o planeamento e cobertura jornalística, o papel dos correspondestes e as redes e a complementaridade entre agências de notícias e outros órgãos de informação; liberdade de imprensa, direitos e deveres dos jornalistas; acesso a fontes e os desafios éticos e deontológicos.

Ainda conforme o documento, os formadores vão falar sobre o funcionamento das redações, recolha de tratamento das notícias, modelos de organização editoriais e temas, hierarquia e responsabilidades e as estratégias editoriais: o caso da Inforpress, além de outros assuntos como a relação dos jornalistas com os poderes políticos, conflitos de interesse, erros e correções.

Participam nesta formação um total de 46 jornalistas, sendo 34 da Inforpress e 12 de outros órgãos da comunicação social, distribuídos em duas turmas, sendo uma de manhã e outra à tarde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project