O anúncio foi feito hoje pelo administrador único da empresa, Jair Fernandes, no acto de assinatura do contrato de Prestação de Serviço Noticioso e Informativo entre o Estado de Cabo Verde e a Inforpress e que prevê o aumento da indemnização compensatória dos actuais 60 mil para 72 mil contos.
Jair Fernandes salientou que ter uma presença activa em todo o território nacional e na diáspora cabo-verdiana requer um esforço adicional a nível dos investimentos, que devem ser concretizados com o contrato ora assinado, caracterizado com um “marco histórico” na vida da única agência de notícias em Cabo Verde.
Neste sentido, anunciou que recentemente foi contratado mais um jornalista para ilha do Sal, devendo o mesmo ser feito ainda neste semestre para as ilhas do Fogo, Santo Antão e região Santiago Norte.
“Para os próximos anos, obedecendo a uma das cláusulas do contrato, serão abertas as delegações e/ou a contratação de correspondentes para Boston e Nigéria junto à missão da CEDEAO, ampliando assim a área de actuação da agência, servindo a nossa vasta comunidade diaspórica e consubstanciando a integração regional de Cabo Verde”, adiantou.
O administrador único, que se encontra no cargo desde Fevereiro deste ano, falou da revisão e actualização de importantes ferramentas de gestão, que, conforme indicou, traduzem o esforço empreendido para a contínua segmentação e afirmação da Inforpress.
“O estatuto que remontava os anos 2000, o PCCS que datava de 2008 e ainda a actualização do plano de negócios como um instrumento norteador para uma paulatina sustentabilidade económica e financeira da empresa e uma total autonomia institucional”, explicou.
A perspectiva, segundo acrescentou, é de integrar ainda a sociedade civil organizada, não só pelas responsabilidades da agência, mas sobretudo, pela responsabilização cidadã no tocante à utilização dos recursos públicos.
A assinatura de protocolos com as universidades e outras instituições de ensino superior, auscultação e aproximação dos média privados, a revisitação dos protocolos de cooperação com as instituições homólogas estrangeiras, constituem para o actual dirigente da Inforpress, também uma gestão integradora e inclusive importante para tomada de decisões assertivas.
Outra vertente tem a ver com a aceleração tecnológica, que, segundo diz, obriga a agência a uma contínua modernização tanto a nível estrutural como nos programas e plataformas.
“Importa informar que passos significativos já foram dados, nomeadamente a introdução de fibra óptica tanto na delegação da Praia como no Mindelo, a remodelação do parque informático e a assinatura do contrato para a montagem do novo site, cuja apresentação está prevista para o mês de Outubro no quadro no 31º aniversário da Infopress”, disse.
A Inforpress é a única agência de notícias em Cabo Verde, reconhecida pela objectividade e credibilidade, servindo de elo de ligação entre Cabo Verde, a sua diáspora e o mundo.
Está centrada na produção de conteúdos noticiosos, competindo-lhe assegurar uma informação factual, isenta, rigorosa e digna de confiança, prestando principalmente serviços de recolha de material noticioso ou de interesse informativo e o seu tratamento para difusão, prestação ao Governo cabo-verdiano dos serviços de interesse público relativos à informação dos cidadãos.
A Agência, que já tem uma representante em Portugal, fornece um serviço generalista aos órgãos de comunicação social, também generalistas, sob uma grande diversidade de temas: política, economia, sociedade, desporto, cultura, e ambiente, de carácter nacional e internacional.
A Semana com Inforpress