ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Iniciativa Blue Talks sobre economia sustentável dos Oceanos de Cabo Verde 31 Maio 2022

A Delegação de Portugal junto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), com o Diretorado de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, promove, em parceria com o Governo de Cabo Verde, esta terça-feira,31, a iniciativa Blue Talks, dedicada à apresentação do “Diagnóstico da OCDE sobre a Economia Sustentável dos Oceanos de Cabo Verde”.

Iniciativa Blue Talks sobre economia sustentável dos Oceanos de Cabo Verde

Em comunicado remetido a este jornal, a Embaixada de Portugal na Praia informa que o evento surge no âmbito dos preparativos para a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que irá ter lugar em Lisboa/Portugal, entre 27 de junho e 1 de julho de 2022.

Conforme programa, a iniciativa Blue Talks decorrerá, em formato virtual, no dia 31 de maio, das 11h30 às 13h00 (hora de Cabo Verde). Contará com a participação da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Cabo Verde ( Miryan Sena Vieira) e do seu homólogo português, (Francisco André), do Secretário-Geral Adjunto da OCDE ( Jeffrey Schlagenhauf), do representante permanente de Portugal junto da OCDE ( Embaixador Manuel Lobo Antunes) e do Embaixador de
Portugal em Cabo Verde, António Moniz.

A fazer fé na mesma fonte, um estudo de diagnóstico foi elaborado pela OCDE, no âmbito da iniciativa Sustainable Ocean for All, contando com o apoio financeiro de Portugal, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Revela que presenta novos dados e disponibiliza uma análise abrangente e transversal da economia dos oceanos de Cabo Verde, analisando as tendências económicas e de sustentabilidade da economia dos oceanos do país. Isto sem contar com a sua arquitetura de governação e as políticas e os instrumentos de financiamento para expandir a economia dos oceanos do arquipélago de forma mais sustentável.

Segundo o comunicado, o relatório analisa também os impactos da crise da COVID-19 e outras mais recentes na economia dos oceanos de Cabo Verde. «Representando o mar 99% do território nacional, Cabo Verde afigura-se como um grande Estado oceânico, tendo no mar um recurso estratégico e um acelerador privilegiado para o desenvolvimento do país. Neste sentido, e à luz do contexto internacional atual, a presente Blue Talk constituirá também uma oportunidade para lançar o debate sobre: 1.A importância da economia sustentável dos oceanos na economia global de Cabo Verde e como esta foi afetada pela crise de COVID-19 e outras, designadamente em matéria de energia e segurança alimentar em resultado do conflito na Ucrânia; 2. Ações e medidas que possam ser desenvolvidas, com o apoio da comunidade internacional, para alcançar uma economia azul mais sustentável, e apoiar a recuperação resiliente e inclusiva de Cabo Verde», acrescenta o comunicado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project