SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género realiza uma formação às mães "cuidadoras" das Aldeias SOS 30 Outubro 2020

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), em parceria com as Aldeias SOS, realizam uma formação de capacitação, que acontece nas instalações da Aldeia SOS, nos dias 29 e 30 de outubro, a partir das 14h30. Esta sessão formatica é destinada às Cuidadoras das Aldeias SOS.

Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género realiza uma formação às mães

Conforme uma nota enviada a este diário digital, a ICIEG exortou que a ação de capacitação visa fazer das mães pessoas com atitudes pro-igualdade passando às crianças e jovens da instituição uma nova atitude perante a violência em que os valores da cultura da paz e da igualdade sejam bens prioritários e inegociáveis.

“As cuidadoras são as mães e tias da organização que tem um papel fundamental na formatação da personalidade dos internos sendo as pessoas que contatam com mais frequência enquanto criança e jovem” , assegurou.

No mesmo seguimento, afirmou o instituto, que as normas sociais existentes sobre o que é ser homem ou ser mulher advém da cultura mas quem os passa primeiramente são as pessoas que cuidam do bem-estar do interno (no caso as mães e tias).

“Nas aldeias a convivência é feita em casas unifamiliares onde os jovens são criados e cuidados como se fosse uma qualquer família cabo-verdiana”, adiantou.

Assim, ressalta o instituto que a família SOS é considerado o núcleo de socialização dessas crianças e jovens e é por meio dela que são transmitidos os valores que irão formar a personalidade e a bagagem emocional das pessoas que passaram por esta instituição.

Salienta-se que a formação será ministrada por um técnico do ICIEG e terá duração de oito (8) horas dividida em 2 dias. Cerca de vinte cuidadoras jovens beneficiarão da formação que abordará temáticas como: Género como construção Social; Violência Baseado no Género (VBG); Lei VBG e Coeducação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project