ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Instituto de Saúde Pública celebra Dia Internacional dos Enfermeiros em tempos de Covid-19 12 Maio 2021

Com o lema “Uma Voz Para Liderar”, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) comemora, em tempos de covid-19, o “Dia Internacional dos Enfermeiros”, que se assinala anualmente a 12 de Maio. Cabo Verde conta com 1200 enfermeiros no sistema nacional de saúde, incluindo os 170 novos integrantes recrutados durante esta fase da pandemia de covid-19 que assola o mundo e o país em particular.

Instituto de Saúde Pública celebra Dia Internacional dos Enfermeiros em tempos de Covid-19

Segundo uma nota do INSP remetida a este jornal, este ano o lema escolhido para assinalar o dia dos Enfermeiros é “Uma Voz Para Liderar”, com o subtema “Uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”. O objetivo é mostrar como a enfermagem olhará para o futuro e como esta profissão transformará os cuidados de saúde futuros.

O tema evidencia que a pandemia global de Covid-19 mostrou ao mundo o importante papel que os Enfermeiros desempenham para manter as pessoas saudáveis ao longo da vida. “Embora tenha havido uma perturbação significativa dos cuidados de saúde, também houve uma inovação importante que melhorou o acesso aos cuidados de saúde”, lê-se no comunicado.

“A pandemia da Covid-19 destaca a necessidade urgente de fortalecer e de investir nesta classe. Os enfermeiros representam mais de 50% da força de trabalho em saúde do mundo e fornecem serviços vitais para todo o sistema de saúde. Ao longo da história, e até hoje, esse pessoal esteve na vanguarda da luta contra epidemias e pandemias que ameaçam a saúde em todo o mundo. O enfermeiro mostra compaixão, liderança e coragem em todos os lugares ao enfrentar a pandemia da Covid-19”, ressalta o INSP.

Ainda de acordo com a mesma instituição, em Cabo Verde os enfermeiros sempre desempenharam um papel “fundamental” no Sistema Nacional de Saúde, sobretudo logo após a independência nacional, contribuindo de uma forma “inestimável” para a melhoria dos indicadores de saúde nas ilhas.

Atualmente o número de enfermeiros no sistema público de saúde ronda os 850 profissionais, reforçados agora nesta pandemia de Covid-19 com mais 170 novos integrantes. A classe de enfermagem em Cabo Verde tem sido valorizada com a implementação da carreira de enfermagem e a constituição da Comissão Instaladora da futura Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.

Recorde-se que o “Dia Internacional dos Enfermeiros” celebra-se a 12 de maio, tendo sido criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, sendo que a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project