CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inter-ilhas: Navio Chiquinho BL já está em São Vicente e tem viagem inaugural prevista para 18 de Fevereiro 29 Janeiro 2020

O administrador-delgado do grupo ETE, a qual pertence a CV Inter-ilhas, Paulo Lopes, disse hoje que o navio Chiquinho BL (ver na foto), que vai operar na rota Santo Antão- São Vicente, tem viagem inaugural prevista para 18 de Fevereiro.

Inter-ilhas: Navio Chiquinho BL já está em São Vicente e tem viagem inaugural prevista para 18 de Fevereiro

Paulo Lopes falava à imprensa durante a recepção do navio Chiquinho BL que aportou hoje no cais de Porto Grande após uma viagem de 54 dias da Correia do Sul até São Vicente.

Segundo a mesma fonte, o barco saiu a 05 de Dezembro daquele país, com bandeira panamenha, mas depois de ser visitado pelas autoridades nacionais, seguirá para a Cabnave para ser preparado e receber bandeira de Cabo Verde.

“Vai fazer diariamente a linha São Vicente- Santo Antão em substituição ao CV Inter-ilhas. O navio tem 76 metros de comprimento, uma capacidade para 430 passageiros, 50 viaturas ligeiras, pode ainda transportar mais que uma viatura até 50 toneladas. Portanto, é um navio moderno com todos os equipamentos modernos que se impõem”, garantiu o responsável, para quem “o navio revelou-se bastante económico do ponto de vista do consumo de combustível”.

Questionado pelos jornalistas se realmente o navio é novo devido as marcas de oxidação que apresentava, Paulo Lopes explicou que as marcas se devem às 12 mil milhas de viagem, que é equivalente a um ano de operação na linha São Vicente – Santo Antão.

“Doze mil milhas é o equivalente ao que o navio vai fazer no próximo ano. Está um bocadinho enferrujado na popa porque apanhou vento nesses dias. É normal numa viagem desta natureza, com esta intensidade e com este tamanho. Apanhou vagas de três metros e é melhor prova de mar que poderíamos ter tido”, concretizou.

Questionado ainda se o design da embarcação é conveniente para transportar carga na linha São Vicente – Santo Antão, porque poderá entrar água e afectar a qualidade dos produtos, a mesma fonte assegurou que “o navio ainda vai ser adaptado nos estaleiros da Cabnave, será objecto de inspecção por parte do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) e de engenheiros, e que já há algumas protecções que estão previstas para a zona da abertura”.

Apesar de ter garantido que a embarcação “foi construída com o propósito de operar nessa rota”, quando perguntado por que é que não foi desenhado directamente para adaptar-se à rota, a mesma fonte revelou que “o barco já estava construído e que foi adquiro há alguns meses pelo grupo ETE”.

“A construção de um navio demora cerca de dois anos. Adquirimos o navio há uns meses. Portanto, o navio já estava construído e vai ser adaptado à esta linha”, defendeu Paulo Lopes que adiantou que para adquirir esta embarcação o grupo ETE fez um investimento de cerca de 7 milhões de euros.

Segundo o administrador, com a entrada na rota São-Vicente Santo Antão desta embarcação vai-se libertar o navio CV Inter-Ilhas que poderá ser enviado a outras rotas, principalmente a de São Nicolau.

Por seu turno, o comandante Nicolau Sousa afirmou que a viagem da Correia do Sul até São Vicente “decorreu de forma razoável”. O mesmo garantiu que o navio “está operacional, é estável tem boa capacidade para carga e passageiros e uma boa velocidade.

Tem uma velocidade de 14 nós e fará a rota entre 34 a 40 minutos. É um navio confortável, largo, tem uma boa boca, faz pouco balanço e tem uma boa rampa. Em Santo Antão tenho a certeza que dá para operar na rampa, mas em São Vicente tem uma rampa de 6.80 de boca dá para a fazer uma experiência”, revelou o comandante que assessorou a tripulação holandesa e indonésia durante a viagem até São Vicente

A CV Interilhas detém a concessão dos transportes marítimos de passageiros, veículos e carga, entre as ilhas de Cabo Verde e está a operar desde o passado dia 15 de Agosto de 2019. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project