ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Intervenções cirúrgicas na ilha do Fogo é a prioridade do “Project Health for Cape Verde” em 2023 11 Janeiro 2023

A coordenadora do “Project Health for Cape Verde”, Elizabeth Moreira, fez hoje um balanço “positivo” da 18º missão médica ao País, e apontou que a prioridade para este ano é começar a fazer intervenções cirúrgicas na ilha do Fogo.

Intervenções cirúrgicas na ilha do Fogo é a prioridade do “Project Health for Cape Verde” em 2023

A missão, que decorre de 07 a 11 de Janeiro, é composta por uma equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde e tem por objectivo apoiar o Hospital Agostinho Neto na realização de intervenções cirúrgicas diferenciadas em urologia e cirurgia oncológica.

Em conferência de imprensa de balanço, a coordenadora assegurou que o objectivo é chegar a todas as ilhas de Cabo Verde, mas avançou que neste momento o foco é trabalhar com as ilhas que mais precisam de ajuda nomeadamente Brava, Fogo e interior de Santiago, com apoio e recursos por forma a aliviar os hospitais centrais.

“O nosso objectivo para 2023 é começar a fazer intervenção cirúrgica em São Filipe, Fogo, porque mandamos uma ambulância e móvel de unidade onde é difícil chegar ao hospital, e agora queremos integrar no hospital para começar a fazer intervenções clínicas e cirúrgicas na Fogo”, disse Elizabeth Moreira que avançou que já foi criada uma equipa para avaliar as necessidades.

A coordenadora da missão médica do “Project Health for Cape Verde” afirmou que durante esta missão foi possível realizar 15 cirurgias de cancro em estado avançado.

“Foram feitas cirurgias a 15 pacientes, mas também tiveram a oportunidade de ver alguns pacientes que fizeram cirurgias em Junho do ano passado e intervenção a laser para retirada de pedra na vesícula”, referiu.

A responsável disse que em Cabo Verde tem registado muitos casos de cancro, especialmente da mama e da próstata, e durante esta missão fizeram intervenção de mastectomia, ou seja, retirada da mama, e da prostatectomia, retirada de órgãos por forma a evitar que se espalhe para outros órgãos.

A PHCV é uma organização não governamental (ONG) com reconhecimento de estatuto a nível dos Estados Federais Americanos, que vem actuando no país desde 2010, apoiando a área de Urologia no Hospital da Assomada com o objectivo apenas assistencial, tendo a ligação aumentado com doações de equipamentos e acções de formação.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project