INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Invasão de Taiwan pela China — Traria 3ª Guerra Mundial? 23 Outubro 2021

A escalada de tensões iniciada este mês, quando mais de 150 aviões do Exército Popular da Libertação entraram na ADIZ-Zona Aérea da Defesa de Taiwan, tem mantido o país insular de 23 milhões em estado de alerta, no resto do mundo a interrogação é se estará iminente a Terceira Guerra Mundial. Entretanto ’O Ocidente’ sem Londres sabe que envolver-se teria consequências gigantescas na economia e geopolítica.

Invasão de Taiwan pela China — Traria 3ª Guerra Mundial?

Esta demonstração de força, protagonizada por Pequim cujo exército tem um orçamento 2500% superior ao da "ilha rebelde", por ocasião da festa nacional que celebra a vitória de Mao Tsé-Tung em 1949, sobre as forças "nacionalistas" de Tchang Kai-Chek tem um objetivo.

É o de afirmar a incontornável decisão do presidente Xi Jinping de "reunificar" a antiga Ilha Formosa à "mãe-pátria". Os meios para o atingir são quer a intimidação dos taiwaneses, incluindo população e militares, quer através do aviso aos "ocidentais" — Estados Unidos e Europa — do quanto arriscam geopolítica e economicamente se acorrerem para apoiar a jovem democracia taiwanesa.

Setenta e um anos depois, o plano de Xi continua a ser "reunificar" a República Popular da China e a República da China (Taiwan) tal como em 1950 traçou Mao, que só foi desviado do seu objetivo devido à guerra da Coreia. O que poderia desviar o novo Mao do seu objetivo?

A geoestratégia mudou e num confronto com a China o perdedor seria o "Ocidente" — Estados Unidos e Europa, sem Londres pois Boris Johnson tem plano geoestratégico próprio (Reino Unido: Mais Ásia menos Europa — PM apresenta "Grã-Bretanha Global", 24.mar.021).

Fontes: Le Figaro/Global News/Bloomberg/BBC/Le Monde/.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project