ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Investidura do novo Presidente: Concerto com artistas de renome na Rua de 5 de Julho para tomada de posse de José Maria Neves 07 Novembro 2021

Um grande momento cultural vai marcar, nesta terça-feira, na Praia, a tomada de posse do novo Presidente da República, José Maria Neves. A festa musical acontece às 20 horas na Rua 5 de Julho (Rua Pedonal) no Platô, contando com a participação do lendário conjunto Bulimundo, o Rei do Pop Gil Semedo, a famosa cantora da morna Nancy Viera e o destacado jovem do rap Hélio Batalha.

Investidura do novo Presidente:  Concerto com artistas de renome na Rua de 5 de Julho para tomada de posse de José Maria Neves

«No quadro das celebrações da tomada de posse do Presidente da República eleito, José Maria Neves, marcadas para o dia 9 de novembro, todos são convidados a participar no ‘Concerto do Empossamento’, a acontecer na terça-feira, 9 de novembro, na Rua 5 de julho (Rua Pedonal) no Plateau, às 20h00», lê-se numa nota remetida ao Asemanaonline.

Segundo a mesma fonte, o evento contará com as atuações do legendário grupo musical Bulimundo, do Rei do Pop cabo-verdiano, Gil Semedo, da doce voz de Nancy Vieira, juntando-se a eles o jovem Hélio Batalha, um dos destaques atuais do Rap cabo-verdiano.

« Inicia-se, assim, a afirmação do compromisso firmado por Neves de ser embaixador da cultura de Cabo Verde. Enquanto Presidente da República, José Maria Neves fará a promoção e valorização de todas as facetas da nossa cultura e que constituem e revelam os traços identitários do Povo das Ilhas», fundamenta a nota referida.

Entretanto, muito antes desta festa da cultura, o novo Presidente da República tomará posse, a partir das 10 horas de 9 de novembro, numa sessão solene especial da Assembleia Nacional.

Chefes de estado e convidados especiais confirmados

Entretanto, vários são os Estados com os quais Cabo Verde tem relações de amizade e cooperação que já confirmaram a sua presença na cerimónia da investidura do novo Presidente eleito.

O ministro do Trabalho do Estados Unidos, Martin Walsh, vai representar o Presidente norte-americano, Joe Biden, na cerimónia de posse do novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, marcada para a próxima terça-feira,9 de novembro., na cidade da Praia. Trata-se, segundo analistas atentos, de mais uma representação externa relevante que vai dar mais brilho à sessão parlamentear especial de investidura do novo Chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves.

De acordo com um comunicado da Embaixada dos EUA, a delegação norte-americana integra a assistente especial do Presidente e directora sénior do Conselho de Segurança Nacional para a África, Dana Banks, o deputado democrata por Nova Iorque, Hakeem Jeffries, e o embaixador dos Estados Unidos na Praia, Jeff Daigle.

Segundo uma fonte da Direcção-Geral do Protocolo do Estado citada pela Inforpress, no total, até este momento, cerca de 10 entidades estrangeiras já confirmaram a presença na cerimónia, entre eles seis chefes de Estado, nomeadamente Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, João Lourenço, de Angola, e Nana Akufo-Addo, presidente do Gana, que é também presidente em exercício da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Está confirmada igualmente a presença do Presidente República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e do Sénegal, Macky Sall.

Conforme a mesma fonte, o Brasil estará representado por uma delegação chefiada pelo vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e a França pela ministra da Igualdade de Género, a franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno.

Quem também já confirmou a sua presença na cerimónia de posse é o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) tornou-se assim no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project