SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Investigador da Universidade de Coimbra desenvolve eletrónico vestível de baixo custo e reutilizável 14 Novembro 2019

O investigador, do instituto de sistemas e Robótica (ISR) da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Manuel Reis Carneiro, desenvolveu um dispositivo eletrónico vestível, de baixo custo e reutilizável. Este dispositivo permite que no futuro possa realizar um eletroencefalogramas de forma bastante mais confortável e durante períodos bem mais longos que a tecnologia atualmente utilizada na clínica.

Investigador da Universidade de Coimbra desenvolve eletrónico vestível de baixo custo e reutilizável

De acorco com um comunicado enviado ao asemana online, o dispositivo é baseado em eletrónica flexível, em tecnologia que permite criar circuitos eletrónicos elásticos (maleáveis). É constituido por uma banda têxtil onde estão inseridos elétrodos não rígidos ultrafinos produzidos através de uma tinta específica que facilita a interface entre o aparelho eletrónico e a atividade cerebral.

“A eletroencefalografia é efetuada com elétrodos rígidos metálicos colocados no couro cabeludo, que se tornam desconfortáveis ao fim de algum tempo. Os atuais sistemas são de grande dimensão, usam muitos fios, demoram tempo a preparar e exigem um técnico especializado, confinando a monitorização de pacientes a um laboratório ou hospital”.

De acordo com Manuel Reis Carneiro, o sistema desenvolvido ultrapassa essas limitações, afirmando que este dispositivo pode ser colocado no paciente de forma extremamente simples e rápida por qualquer pessoa e, como é têxtil e os elétrodos são altamente flexíveis, permite a realização de exames ao longo de muito mais tempo, pois não se torna desconfortável, garantido a mesma qualidade dos atuais dispositivos utilizados na medicina. “O aparelho foi desenvolvido no laboratório de Soft and Printed Microelectronic (SPM-UC)”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project