INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Irão jura vingar generais mortos hoje em ataque aéreo de Israel 09 Mar�o 2022

A IIRG-Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana comunicou hoje (terça-feira, 8) que perdeu, num ataque aéreo perto de Damasco, dois elementos da sua elite de defesa, dois generais por cuja morte a Síria acusa Israel, segundo refere a Irna, agência oficial iraniana.

Irão  jura vingar generais mortos hoje em ataque aéreo de Israel

Hoje o Irão perdeu membros da sua elite de defesa, numa ofensiva em que o Estado de Israel contou com a ajuda de Putin que é o parceiro do "ditador da Síria" (Israel duplo/neutro: Bennett visita Putin — ..., 06.mar.021) para usar os céus da Síria sunita para bombardear o Irão xiita.

Os dois mártires da pátria serão eternizados na nossa história", lê-se no comunicado, que remata: "Seremos dignos de ambos, juramos fazer o regime sionista pagar por este crime". Também há dois anos, em vingança contra o atentado que matou membros da sua elite de defesa, o Irão lançou a " ’Operação Mártir Soleimani’ disparando dezenas de mísseis terra-terra para a base das forças terroristas e invasoras dos Estados Unidos de Al-Assad", como noticiou em janeiro de 2020 a agência IRNA.

Hoje tal como há dois anos, o Irão perdeu membros da sua elite de defesa. Em Janeiro de 2000 o general Soleimani (foto) morreu num ataque aéreo perpetrado pelos EUA. O bombardeamento sobre a caravana do general Soleimani no Iraque levou Teerão a exigir que Trump seja julgado em tribunal internacional (Irão promete vingar morte do general Soleimani se Trump e Pompeo "não forem julgados", 04.jan.022). Será o mesmo tribunal, acionado pela ONU, que esta semana Putin desrespeitou não comparecendo à primeira audiência.

Uma criança faz perguntas sobre a razão dos dissensos, das guerras, destas que chegam hoje nos noticiários. Cristãos contra judeus. Cristãos velhos contra cristãos novos? Judeus contra muçulmanos. Xiitas contra sunitas? No fim, ela diz: "Não quero nenhuma religião, prefiro a paz!"

Fontes: Times of Israel/Haaretz/Oman Observer/. Fotos: Israel autorizado por Putin usa céus da Síria sunita para bombardear Irão xiita. Hoje como há dois anos: em janeiro de 2020, meios aéreos dos EUA bombardearam no Iraque a caravana do general Soleimani — por cuja morte Teerão exige que Trump seja julgado em tribunal internacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project