INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Iraque: 60 mortes, 67 feridos em incêndio de hospital — Mais um trágico acidente com botijas de oxigénio para doentes de Covid 13 Julho 2021

Pelo menos 60 pessoas morreram e 67 ficaram feridas na explosão de botijas de oxigénio, na madrugada desta terça-feira, 13, no hospital de Nasiriya, a capital da província de Dhiqar, no sul do Iraque.

Iraque: 60 mortes, 67 feridos em incêndio de hospital — Mais um trágico acidente com botijas de oxigénio para doentes de Covid

A tragédia deu-se na ala do hospital Al-Hussein que trata pacientes com Covid-19, com unidades de cuidados intensivos (UCI) onde o recurso a tanques de oxigénio é a última salvação para muitos.

Mas tal como aconteceu em fins de abril — num outro hospital, esse em Bagdad, com pelo menos 82 mortes e 110 feridos há menos de três meses —, um eventual erro humano na manipulação do oxigénio causou um incêndio de grandes proporções.

Segundo relatórios de organizações internacionais, as estruturas de Saúde no Iraque encontram-se em situação de obsolescência para a qual contribuem diversos fatores. Destacam-se, entre esses, os longos anos de guerra civil — após as invasões dos Estados Unidos dos últimos decénios.

Fontes: BBC/Al-Jazeera. Fotos (Reuters).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project