Portugais

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Iraque entre dependências de China e Irão e 10º tufão de areia 04 Junho 2022

A República do Iraque conta dez tempestades de areia, em pouco mais de um mês, que deixaram milhares de pessoas doentes com problemas respiratórios. A visibilidade inferior a 100m obrigou a encerrar aeroportos e escolas neste que é um dos países mais vulneráveis do mundo a mudanças climáticas e à desertificação, segundo a ONU. E a piorar está a sua dependência perante a energia iraniana e os avultados empréstimos chineses.

Iraque entre dependências de China e Irão e 10º tufão de areia

A espessa camada de pó alaranjado (foto) que cobre as ruas de Bagdad por estes dias é a mesma omnipresente em todo o país nestes últimos tempos. No Iraque, as mais recentes tempestades de areia deixaram dezenas de mortes, largas centenas de hospitalizações e contam-se cinco milhares que procuraram os sistemas de saúde devido a problemas respiratórios em pouco mais de um mês, desde meados de abril.

Ao fenómeno climatérico, juntam-se agora outras dificuldades: o país não consegue ser autossuficiente em energia e depende do vizinho Irão para as suas necessidades de eletricidade.

Dependente também da China para financiar o seu desenvolvimento, o Iraque desespera com os custos da dívida.

Fontes: Times of Israel/ Bloomberg/Al Jazeera/BBC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project