LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Isabel Dosovna Kukaeva e império russo?" Mentira, reage filha de ex-presidente de Angola 13 Janeiro 2020

O ’Jornal Económico’ na sua edição de 6ª fª, 10, estampa na 1ª página (foto) a notícia do "império" que a filha de José Eduardo dos Santos ergueu na "Rússia". A ex-deputada Ana Gomes está no mesmo órgão de comunicação social a afirmar que "As minhas declarações [o "lava que se farta", de outubro último] levaram o BdP a ordenar inspeção ao EuroBic, banco de que Isabel dos Santos é detentora de 42,5%.

A empresária angolana reagiu no mesmo dia à notícia da 1ª página do Jornal Económico, que a dá como detentora de um passaporte russo sob o nome de «Isabel Dosovna Kukaeva» (foto).

O semanário especializado descreve a alegada nova identidade da empresária filha do ex-presidente angolano: "cidadã russa" que "detém uma rede de sociedades ’offshore’, contas em vários bancos", é uma «‘trader’ de petróleo e lidera a venda de bilhetes na Rússia», diz o jornal português.

O Jornal Económico diz ter confrontado Isabel dos Santos com a informação e "também com um conjunto de dados obtidos de várias fontes, relacionados com a sua atividade profissional". Em "diversas geografias": nos Emirados, na ex-União Soviética — designadamente na Rússia e no Azerbeijão, onde ela nasceu em 1973 — em Moçambique, Iraque, Turquia...

O semanário luso elenca a lista de empresas e personalidades com as quais Isabel dos Santos se relacionará, desde a petrolífera russa Rosneft — dirigida por Igor Sechin, braço-direito de Putin e que nos anos 1980 -1990s foi intérprete em Moçambique— com a qual a empresária angolana desenvolveu projetos em vários países, mas também "os investimentos concretizados em 2018 na Rússia".

No Dubai, segundo o jornal sediado em Lisboa, Isabel dos Santos detém 25% da companhia russa Nafta N FZE LLC, com sucursal em Baku, no Azerbaijão – presidida por Nasreddin Aliev. A Nafta é uma das sete companhias independentes acreditadas pela SOCAR Trading, que licencia os procedimentos de exportação de petróleo e gás para a corporação SOCAR, do Azerbaijão, o principal abastecedor petrolífero da refinaria da ENOC-Emirates National Oil Company no Dubai, em Jebel Ali.

Reações em Angola

A imprensa angolana reage de modos diversos. Na sua maioria ignoram a notícia. Entre os que retomam a manchete está o Notícias de Angola.

Os comentários online, tanto nos órgãos de comunicação social como nos social media, também divergem, embora a maioria reaja contra os que "delapidaram Angola".

Fontes: Referidas/Arquivos especializados online. Fotos: O ex-PR de Angola e Putin. Tatiana Kukanova, cidadã russa, a mãe. Baku, a capital azeri onde Isabel nasceu em 1973, há dois séculos foi pioneira na exploração petrolífera sob o Império Russo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project