REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Isabel II já repousa na capela de São Jorge no Castelo de Windsor 20 Setembro 2022

Sob o olhar atento de milhares de pessoas, a urna com os restos mortais de Isabel II chegou à sua última morada: o Castelo de Windsor, nos arredores de Londres. A Rainha britânica foi sepultada, numa cerimónia privada, na capela de São Jorge, local onde jazem já os seus pais e o marido, o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.

Isabel II já repousa na capela de São Jorge no Castelo de Windsor

Segundo a EN, a acompanhar o percurso do féretro nas horas finais da despedida estiveram os membros da família real britânica. Este trata-se do último acto solene realizado durante os 10 dias de luto, decretados após a morte da rainha. Isabel II faleceu no Castelo Balmoral, na Escócia, a 8 de setembro.

As cerimónias fúnebres tiveram lugar na Abadia de Westminster, na presença de cerca de dois mil convidados. O serviço fúnebre foi conduzido pelo deão de Westminster, David Hoyle e o sermão esteve a cargo do arcebispo da Cantuária, Justin Welby.

O funeral contou com a presença de centenas de líderes mundiais, chefes de Estados e de Governo de vários países, entre eles o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e também representantes de várias famílias reais.

No último adeus, estiveram ainda presentes os primeiros-ministros britânicos ainda vivos, dos 16 que Isabel II conheceu ao longo de mais de 70 anos de reinado.

Segundo ainda a EN, na cerimónia de despedida, foram feitas várias intervenções. Liz Truss, última chefe de governo indigitada por Isabel II, dias antes da sua morte, também participou neste momento solene e fez uma leitura da escrituras sagradas durante a missa.

Após sair do Palácio de Westminster, os restos mortais da rainha foram transportados em procissão pelas ruas de Londres, onde milhares de pessoas disseram um último adeus à soberana. O destino final foi o Castelo de Windsor, onde a família real se despediu de forma privada de Isabel II.

Chegou assim ao fim esta segunda-feira, 19 de setembro, um capítulo da história da monarquia britânica. Imagem: Cerimónias fúnebres da rainha Isabel II - Direitos de autor Justin Setterfield/WPA Rota

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project