INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Islândia: Erupte vulcão inativo há 800 anos 21 Mar�o 2021

O serviço islandês de meteorologia, IMO, confirma hoje, domingo, que a erupção do Vulcão Fagradalsfjall, perto da capital, Reykjavik, continua pelo terceiro dia. O aeroporto de Keflavik, o maior do país-insular, continua encerrado.

Islândia: Erupte vulcão inativo há 800 anos

Há várias semanas que IMO tinha sob estreita vigilância o vulcão, que segundo o site Phys.org tem seis mil anos e está adormecido há oitocentos anos. O monitoramento científico começou a 24-02, quando foi detetado um sismo de 5,7 na escala de Ritcher.

Os sismólogos, que acompanharam depois uma sucessão de sismos de baixa intensidade, alertaram sobre a eventualidade de estar iminente uma erupção.

Embora sem qualquer experiência de erupções na região, os sismólogos ao constatarem cerca de 40 mil tremores tinham avançado essa hipótese, que se confirmou na noite de sexta-feira, 19.

Fontes: Referidas. Foto (Twitter): A primeira imagem da erupção, captada do helicóptero da Guarda Costeira. O extremo sul do fluxo de lava fica a cerca de 2,6 km de Suðurstrandarvegur. De acordo com as informações iniciais, a fissura mede cerca de 200 m de comprimento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project