INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel-5ªs Legislativas : Lapid X Netanyahu — Iminente regresso de Bibi 01 Novembro 2022

Esta terça-feira, é a quinta vez em pouco mais de três anos que os 6,8 milhões de eleitores do Estado de Israel votam nas Legislativas. Entre Lapid e Netanyahu, a balança pende para o mais longevo primeiro-ministro israelita e a extrema-direita pode ser a terceira força no Knesset.

Israel-5ªs Legislativas : Lapid X Netanyahu — Iminente regresso de Bibi

Netanyahu está prestes a regressar ao poder, depois de menos de dois anos no assento do Knesset como opositor do governo rotativo e frágil de Bennett, por 18 meses, e Lapid, desde julho.

A instabilidade é uma constante na primatura israelita. O último impasse na governação com Netanyahu ’arguido’ levou a que em 31 de março de 2021 — uma semana depois da entrega oficial dos resultados das eleições do dia 23 —, o presidente Reuven Rivlin tenha tido de apelar à "colaboração inédita" entre os dois mais votados para evitar mais uma legislativa em dois anos.


Ascensão da extrema-direita

Nestas eleições há um novo elemento que pode atrair o eleitorado cansado dos impasses no Knesset — onde nas últimas eleições entraram um recorde de 13 partidos.

A crer nas sondagens, Itamar Ben-Gvir, o líder e único deputado do partido de extrema-direita Otzma Yehudit (Poder Judaico), surge como o homem decisivo para a coligação entre o Partido Sionista Religioso (cinco deputados) e o Noam (um deputado) poder eleger 15 representantes, tornando-se na terceira força no Knesset.

Fontes: Haaretz/Times of Israel/... Relacionado: Israel: Presidente Rivlin apela a "colaboração inédita" para evitar 5ªs legislativas em 2 anos — Impasse na governação por Netanyahu ’ arguido’, 01.abr.021. Fotos: Yair Lapid. Netanyahu no seu ’bibi-bus’, à imitação do ’papa-móvel’.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project