INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel: Deputada condenada a 10 anos por corrupção 15 Julho 2021

A ex-deputada Faina Kirschenbaum, de 65 anos, do partido de centro-direita Yisrael Beiteinu (Israel Nossa Casa), ouviu o tribunal de Telavive condená-la, esta quarta-feira, 14, a dez anos de prisão por crimes de corrupção que lesaram o Estado de Israel em dois milhões de xéquels (600 mil contos).

Israel: Deputada condenada a 10 anos por corrupção

Faina Kirschenbaum foi eleita em 2009 e de novo reeleita em 2013 pelo partido Yisrael Beiteinu (Israel Nossa Casa).

Em 2014 foi envolvida num escândalo de corrupção e teve de demitir-se do partido fundado em 1999 e liderado pelo novo ministro das Finanças, Avigdor Lieberman. O escândalo que envolveu quatro figuras de topo do partido não respingou no líder.

O magistrado que a condenou — com uma pena mais severa do que a outros co-réus ou em casos semelhantes no passado — concordou com a Acusação: "a conduta da ex-deputada foi perversa e atingiu uma escala nunca antes vista".

O governo rotativo Bennett-Lapid integra Yisrael Beiteinu (Israel Nossa Casa) que, embora tenha perdido um assento relativamente aos oito lugares da última votação legislativa, passou a ser o terceiro com mais peso no governo de coligação. Lieberman sempre se recusou a coabitar seja com Netanyahu, seja com Gantz, por divergências ideológicas profundas relativas ao secularismo de que o partido Yisrael Beiteinu não abdica.
— -
Fontes: Haaretz/Times of Israel. Fotos (Flash90): Ex-deputada do 3º partido da coligação governamental no tribunal que a condenou a dez anos de prisão por crimes financeiros no exercício de cargo político.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project