INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel: Netanyahu vence disputa interna no Likud, lidera para 3ªs eleições em menos de 1 ano 28 Dezembro 2019

A disputa interna a dois na quinta-feira, 26, resultou na reeleição de Benjamin Netanyahu na liderança do Likud, na altura em que Israel se prepara para as Legislativas de março, a terceira ida às urnas em menos de um ano, na tentativa de formar um governo depois de falharem as anteriores tentativas desde abril do ano a terminar.

Israel: Netanyahu vence disputa interna no Likud, lidera para  3ªs eleições em menos de 1 ano

O "challenger" Gideon Sarr — de 53 anos, várias vezes ministro até ser descartado pelo primeiro-ministro em 2014, e que a 22 de novembro desafiou o líder para a disputa das primárias após a Procuradoria-Geral ter na véspera, 21, indiciado Netanyahu por vários crimes de corrupção — reconheceu, às primeiras horas de sexta-feira, 27, a sua derrota e prometeu colaborar com o vencedor.

A enfrentar acusações de corrupção, o septuagenário primeiro-ministro Benjamin Netanyah está desde 1993 à frente do partido. Uma liderança apenas interrompida pelo período de seis anos em que Ariel Sharon esteve à frente do Likud (1999-2005).

A votação que decidiu a liderança do Likud, conservador e de direita, começou às oito horas locais e terminou às 23 horas (menos 3H em Cabo Verde). Apenas 49 por cento dos 116 mil eleitores inscritos no partido votaram. Previa-se que um resultado inferior …seria um golpe duro para Netanyahu.

Os mais de 51% de abstenção provam o cansaço dos militantes para com Netanyahu, indiciado em vários processos-crime a que terá de responder ao deixar a primatura.

Curiosamente, a imprensa referiu que Netanyahu exerceu o voto no próprio domicílio, em Jerusalém, pois a urna foi para aí levada.

Fontes: Twitter/BBC/TOIsrael/ .Relacionado :Israel: Gantz falha em formar governo, 3ªs eleições em menos de 1 ano — PGR indicia Netanyahu por desde 1993, 27.nov.019. Foto: Netanyahu vence Gideon Sarr.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project