MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel: "O Obama desce e o Netanyahu levanta-se primeiro" — Edna tem 50 anos a dirigir primeiros-ministros, segredos indesvendáveis 02 Setembro 2022

«‎Eu disse ao Netanyahu: ’O Obama desce, o Netanyahu levanta-se primeiro e caminha até ele. Sem nenhum mas’», narrou ao ’Haaretz’ a ‎Edna Halbani que passou 50 anos a trabalhar no Gabinete do Primeiro-Ministro, em Telavive.

Israel:

A organizadora da agenda das visitas ao estrangeiro de sete chefes do governo incluindo o mais longevo Netanyahu é a guardiã de muitos segredos.

Abriu-se nas entrevistas sobre o que quis e afirma: ’Há coisas que levarei comigo para o túmulo’.

‎Em agosto de 2018, o então primeiro-ministro Benjamin Netanyahu preparava-se para a cerimónia inaugural do presidente colombiano Iván Duque. Poucos dias antes da data, no entanto, o Gabinete do Primeiro-Ministro teve de anunciar o cancelamento da viagem à Colômbia.

A explicação foi a atmosfera tensa no sul de Israel. "Em dias como este, ele tem de estar contactável dezassete horas", explicou Edna a funcionária do governo à imprensa.
De Golda Meir a Lapid, Edna continua "apesar de ter ultrapassado de há muito a idade da reforma". "Simples aritmética acessível até a um jornalista", porque "nenhum cavaleiro nem jornalista pergunta a idade a uma senhora", remata o entrevistados do Haaretz na edição desta quarta-feira, 31. ‎

A rematar daqui, quase desmistifica essa do segredo sobre a idade duma senhora, quando se veem tantas ’kriolas’ nas redes sociais, espalhadas por Cabo Verde e Diáspora-11ª ilha, a apregoar o seu sexagésimo aniversário. "Um fenómeno do terceiro milénio, este", diz um internauta assíduo que ciceroneou este final.

Fontes: Haaretz/Jerusalem Post/Times of Israel.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project