INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel: Presidente incumbe centrista Yair Lapid de formar governo —Netanyahu derrubado ... 06 Maio 2021

O presidente Rivlin deve vir a empossar como chefe do governo Yair Lapid, de 58 anos, pelo menos é esse o sentido do mandato entregue ao segundo mais votado em março e após frustrar-se o apelo presidencial à "colaboração inédita" para evitar mais um plebiscito, o quinto em dois anos. Venceu o princípio de "quem é o melhor entre os líderes partidários eleitos para formar um governo de coligação", Netanyahu perdeu para o líder do Yesh Atid que tem dezassete assentos e atinge em coligação "a metade mais um" tangencial de deputados no Knesset para suportar a governação.

Israel: Presidente incumbe centrista Yair Lapid de formar governo —Netanyahu derrubado ...

Contra o impasse na governação, venceu a coligação anti-Netanyahu formada com o centrista Yesh Atid (Existe Esperança) com 17 lugares, o partido Azul e Branco 8, o Labor/Trabalhistas 7, o Yisrael Beytenu 7, Lista Conjunta 6, Nova Esperança 6, Meretz 5 e Ra’am 5.

Yair Lapid, fundador do partido Yesh Atid em 2012, após uma carreira de jornalista e escritor, emerge nove anos depois como o homem da coligação dos sessenta e um assentos no Knesset, o que fundamentou a decisão do chefe de Estado.

Os coligados são — com exceção dos Trabalhistas e do partido árabe Ra’am — na sua maioria dissidentes do Likud, que em rutura com ’Bibi’ formaram novos partidos, também de direita. Destes, consta o Azul e Branco da coligação governativa mais recente, iniciada na primavera do ano passado (Israel: Netanyahu e Gantz assinam termos de governação rotativa — Acordo de rivais para combater pandemia, 22.abr.020) e que terminou meses depois em dissídio Netanyahu-Gantz.

Por outro lado, o partido de centro-direita liderado por Gantz já teve uma experiência de coligação com o partido de esquerda liderado por Yair, no parlamento em 2019–2020. Mas obviamente terminou quando Netanyahu e Gantz assinaram o acima referido acordo de governação rotativa.

Fontes: TOI-Times of Israel/JP-Jerusalem Post/ CBS /Haaretz/AP. Relacionado:Israel: Presidente Rivlin apela a "colaboração inédita" para evitar 5ªs legislativas em 2 anos — Impasse na governação por Netanyahu ’ arguido’, 01.abr.021; Israel: 4ªs eleições em 2 anos, com sub-representação das mulheres — Nunca mais houve uma Golda Meir e Knesset continua desigual, 09.mar.021; Israel: Legislativas unem rivais para abater Netanyahu e perfume polémico, 21.mar.019; Foto: Yair Lapid no lugar de Netanyahu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project