MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel põe robôs a colher fruta 07 Novembro 2020

“É um trabalho duro, sazonal”, diz um fruticultor do norte de Israel sobre as dificuldades da colheita, que deixa dez por cento da produção a apodrecer nas árvores por falta de mãos.

Israel põe robôs a colher fruta

A última etapa da fruticultura que é a colheita teria de ser doce, a culminar o processo marcado por etapas de um duro trabalho que começa na preparação do terreno para o plantio e vai até aos diversos cuidados com a rega, manutenção.

Mas na hora de colher surgem novos obstáculos, como explica quem produz e se queixa dos elevados custos da colheita: "Temos de dar alojamento e alimentação, pagamos os transportes, os seguros, os vistos de trabalho, que são muito caros...".

Além das despesas do contratar mais trabalhadores, sazonais, há que coordenar a sincronia entre a apanha e o embalamento da fruta – laranjas, maçãs, morangos – antes que se dê o natural declínio qualitativo.

Isto explica porque é mais barato não colher uma parte da produção.

A solução tecnológica — os robôs da Tevel — impôs-se e muitos já estão a aderir, como explicou um dos envolvidos ao Times of Israel.

Robôs: Descanso ou desemprego?

Vimos maravilhados e receosos os avanços tecnológicos, que inventamos (inventámos e assim continuamos). Afinal já o disse o maior físico depois de Einstein: "Somos só uns derivados avançados de macacos num planeta menor duma estrela média. Mas podemos entender o universo — é isso que faz de nós uma coisa muito especial".

Stephen Hawking escreveu o acima transcrito, numa das muitas dezenas de milhares de páginas de livros e artigos de divulgação científica, que o tornaram o cientista mais citado dos últlmos 50 anos.

E escreveu também que "A Inteligência Artificial (AI na sigla inglesa) pode destruir a espécie humana" —Físico Stephen Hawking morre aos 76 anos — deixa-nos o alerta: "Robôs podem destruir Humanidade", 14.mar.018.

Fontes: Referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project