INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Israel suscita apelo surpresa do Papa e Rei de Marrocos para ’preservar Jerusalém multi-religioso’ 31 Mar�o 2019

O papa Francisco e o rei Mohammed VI surpreenderam o mundo ao publicarem na tarde de sábado, em Rabat, um apelo comum sobre o estatuto da cidade de Jerusalém.

Israel suscita apelo surpresa do Papa e Rei de Marrocos para ’preservar Jerusalém multi-religioso’

O primeiro dos dois dias de visita que o papa Francisco cumpre este fim de semana em Marrocos ficou marcado pelo apelo conjunto com o rei Mohammed VI dirigido a Israel e, decerto à Casa Branca, sobre “conservar” e “preservar o caráter específico multi-religioso, a dimensão espiritual e a identidade cultural particular de Jerusalém”.

A missiva surpresa apresenta o nome de Jerusalém também em árabe – Al-Qods Charif — , o que tem um significado manifesto que irá cair mal ao goto, e não só do seu destinatário direto que é o executivo liderado por Netanyahu.

"Pensamos ser importante preservar a Cidade Santa de Jerusalém / Al-Qods Acharif como património comum da humanidade e, acima de tudo para os crentes das três religiões monoteistas, como lugar de reencontro e símbolo da coexistência pacífica, onde se cultivam o respeito mútuo e o diálogo.

Nesse sentido, devem ser conservados e promovidos o caráter específico multi-religioso, a dimensão espiritual e a identidade cultural particular de Jerusalém/Al-Qods Acharif.

É pois nossa expectativa que na Cidade Santa se deem todas as garantias sobre a plena liberdade de acesso aos crentes das três religiões monoteistas e o direito a cada uma delas de ali exercer o seu próprio culto, por forma a que em Jerusalém / Al-Qods Acharif os crentes elevem as suas orações a Deus, Criador de todos, para um futuro de paz e de fraternidade na Terra", apela o Papa.

Fonte: Le Figaro/Osservatore Romano

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project