REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Itália: Erupção do maior vulcão da Europa leva a encerrar aeroporto 22 Fevereiro 2021

O Monte Etna, sito na ilha da Sicília e com 3.330 metros, é o maior vulcão ativo da Europa. Esta semana voltou a eruptir, as lavas escorreram pelas suas encostas, as cinzas poluíram os céus obrigando a encerrar o aeroporto internacional de Catânia. Assim continuou durante dias, até sábado.

Itália: Erupção do maior vulcão da Europa leva a encerrar aeroporto

Foi na terça-feira, 17, a menos de dois meses da erupção de dezembro, que entrou de novo em erupção o Etna que é o segundo maior vulcão ativo no mundo, depois do Kilauea no Havai.

As consequências foram sentidas, mais, no âmbito da navegação aérea na ilha turística. Voos cancelados que pertubaram a entrada e saída de passageiros. De resto, diga-se, a região e a Catânia, a cidade mais próxima, estão há milénios habituadas a sentir a terra tremer e a "boca do inferno" a rugir... e pouco mais.

A prevenção:

"Numa catástrofe internacional, exige-se uma grande quantidade de pele. Tem de estar disponível a quantidade necessária para responder de imediato".

Este "é o cenário ideal", como indica o plano operativo do maior banco de peles dos Estados Unidos. Em conformidade com o que a OMS recomenda, devem corresponder a um metro quadrado por 500 mil habitantes.

Mas a realidade ainda está longe desse ideal. Só nos países mais desenvolvidos há tais estruturas para resposta médica de emergência. E mesmo nesses, a exigência de 1 m2 por meio milhão ainda está longe de ser atingida.

1669: mais de 20 mil morrem para salvar a Catânia

No dia 11 de março de 1669, o Etna começou a rugir, como se dizia metaforicamente a comparar o vulcão a um animal feroz ou a um deus zangado. Nos dias seguintes, erupções sucessivas mataram milhares de habitantes. As erupções prosseguiram e só foram dadas por terminadas em 15 de julho. O balanço de mortes ultrapassa mais de vinte mil pessoas.

Os estudiosos afirmam que muitos dos que morreram nesse longo período de quatro meses, podiam salvar-se. Em vez disso, procuraram salvar a cidade.

Fontes: BBC/Corriere/Site da OMS. Fotos: Lavas. As cinzas vulcânicas de quarta parece terem voltado à Terra na sexta-feira. Sob a forma de gigantesca nuvem-chapéu que depressa cobriu carros e estradas. Durou 20 minutos a exibição, até que veio o vento e dispersou a nuvem.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project