DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Itália : Tabanka Onlus cria bolsa de estudo Willy Monteiro, PR confere medalha de ouro em homenagem ao jovem 17 Outubro 2020

O Conselho da Administração da Tabanka Onlus decidiu criar a bolsa de estudo Willy Monteiro, em memória deste jovem que foi brutalmente assassinado no passado mês de setembro em Colleferro, Itália. Já o Presidente da República da Itália assinou também o decreto que confere a medalha de ouro por Valor Civil em memória de WILLY.

Itália : Tabanka Onlus cria bolsa de estudo Willy Monteiro, PR confere medalha de ouro em homenagem ao jovem

Associação Tabanka Onlus informa que a bolsa de estudo Wiily referida é para apoiar os jovens estudantes cabo-verdianos de excelência com dificuldades financeiras para continuar os seus estudos superiores.

Conforma a mesma fonte, a decisão foi tomada em conjunto com os pais do mancebo Willy, que aprovaram incondicionalmente a iniciativa de atribuir o nome do filho Willy Monteiro a bolsa de estudo.

De acordo com o protocolo de intenções assinado entre a associação Tabanka e o Município de Ribeira Brava para atribuição de bolsas de estudo aos melhores alunos daquele município, este ano os beneficiários são os jovens Josiano Monteiro e Liliana Ramos.

Medalha de ouro e nome de Jardim em memória de Willy

Por outro lado, as fontes deste jornal em Roma destacam que o Presidente da República, Sérgio Mattarella, assinou já, por proposta do Ministro do Interior Italiana, o decreto que confere a medalha de ouro por Valor Civil em memória de WILLY com a seguinte motivação: “Com excecional entusiasmo altruísta e extraordinária determinação, dando provas de marcada sensibilidade e atenção às necessidades dos outros, defesa de um amigo em dificuldade, procurando favorecer a solução pacífica de uma discussão».

Conforme o documento, enquanto ele fazia o máximo nesta ação meritória de alto valor cívico, foi atingido por alguns súbditos que começaram a se enfurecer repetidamente contra ele com uma violência sem precedentes e continuaram a espancá-lo mesmo quando ele caiu inconsciente no chão, até que ele tragicamente perdeu a vida. «Um exemplo brilhante, mesmo para as gerações mais jovens, de generosidade, altruísmo, coragem e senso cívico incomum, levado ao extremo sacrifício» faz questão da realçar a mesma fonte, para quem Willy «é nosso herói».

De destacar ainda o feito do Município de Roma, ao dedicar o jardim de via G. Pepe a Willy Monteiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project