NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Izilda”: o novo disco de Damião Matias 04 Agosto 2009

10 temas compõem o novo CD de Damião Matias – “Izilda”. O disco, que surge após um silêncio de 13 anos, traz um repertório composto de mornas e coladeiras. Uma dessas coladeiras (“Ce Rabeca”) é dedicada ao pai de Damião Matias, Papa Muchim.

“Izilda”: o novo disco de Damião Matias

As composições de “Izilda”são do próprio Damião Matias, traduzem o quotidiano da emigração, a saudade e o amor pela terra natal, Cabo Verde. Cucs Freitas e Alvino Lima assinam os arranjos do disco, que conta com a participação de Nana Matias (coros), Jean Pierre Gomes (baixo), Henrique Matias, entre outros.

Nhim’s para os amigos, Damião Matias é uma figura de proa das noites cabo-verdianas de Paris. Revelou-se músico ainda criança na Escola Salesiana do Mindelo, ao lado de jovens como o Paulino Vieira. Aos 19 anos, imitando os passos dos jovens da sua geração, faz-se marinheiro nos barcos da marinha mercante que cruzam o mundo.

Mais tarde, instala-se em Paris onde constitui família e inicia uma vida partilhada entre a música e o trabalho numa das grandes casas de moda de Paris. Integra vários grupos musicais de cabo-verdianos, que entretanto vão surgindo na cidade-luz – o Son of Cap e Cabo Verde Show são dois deles -, acompanhou Jacqueline Fortes, Cesária Évora e Luís Morais e participou no CD “Ex-ilhas" com um grupo de músicos cabo-verdianos em Paris.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project