BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JCF endereça mensagem de condolências ao Presidente da República Portuguesa, pela morte de Eduardo Lourenço 04 Dezembro 2020

O Chefe do Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca (JCF) dirigiou, esta quarta-feira, 02, uma mensagem de condolências ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo desaparecimento físico do ensaísta, professor e filósofo, Eduardo Lourenço, ocorrido nesta terça-feira, em Lisboa, aos 97 anos de idade.

JCF endereça mensagem de condolências ao Presidente da República Portuguesa, pela morte de Eduardo Lourenço

“É com grande pesar que recebemos a notícia da morte do ensaísta, professor e filósofo Eduardo Lourenço, ficando-nos uma sensação de vazio e perda. Uma perda sim, também para todos nós que aprendemos a pensar na língua portuguesa, e nestas últimas décadas guiados pela sua figura proeminente de intelectual atento e crítico do estado do mundo actual. A sua busca pela compreensão da cultura e do modo de ser e de estar do seu povo português é uma lição para todos aqueles que se interessam em compreender o seu semelhante, de pensar o espírito e a sociedade, o passado como forma de entender o presente e estimular para um futuro melhor”, manifestou.

Para Jorge Carlos Fonseca, todas as sociedades têm os seus mitos e todas têm também, aqueles que se dedicam a decifrá-los, a fazer-nos entendê-los, de forma a tornar-nos melhores cidadãos, homens e mulheres mais conscientes e solidários.

“O professor Eduardo Lourenço foi um grande farol da cultura portuguesa, numa linha de grandes vultos da literatura e da filosofia, aquele cuja vida parecia eterna, por conquistar também a boa vontade dos deuses ou por irritá-los, com a sua sapiência e generosidade. Com o seu desaparecimento ficamos todos mais pobres. Mas fica-nos também o grande exemplo de uma vida dedicada ao pensamento e à reflexão, perscrutantes, ousados e livres, num momento em que a rapidez das nossas sociedades pouco espaço deixa para esta prática, cada vez mais necessária", conclui JCF.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project