ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JMJ: Centro de Vistos em Cabo Verde realiza primeira presença consular no Fogo 06 Mar�o 2023

O Centro Comum de Vistos (CCV) na Praia, gerido por Portugal, vai realizar pela primeira vez este ano uma residência consular na ilha cabo-verdiana do Fogo devido à procura de vistos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

JMJ: Centro de Vistos em Cabo Verde realiza primeira presença consular no Fogo

“Além da operação na Praia, o CCV faz presenças consulares noutras ilhas do arquipélago. Portugal é o único país que faz isso em Cabo Verde. Nós fazemos Mindelo, Sal e Boa Vista e estamos a incluir excecionalmente uma outra ilha este ano que é o Fogo, por conta da procura de vistos para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, informou hoje o novo embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço.

O diplomata falava à imprensa após visitar as instalações do CCV, na cidade da Praia, que estarão abertas ao público ainda este mês, também em Achada de Santo António, o bairro mais populoso da capital cabo-verdiana.

“É preciso também ter a consciência da dimensão do esforço e da importância que esta operação tem, do que ela exige em termos logísticos, quer aos funcionários, quer ao conjunto do nosso esforço”, afirmou o embaixador.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior acontecimento da Igreja Católica, vai decorrer na capital portuguesa de 01 a 06 de agosto com a presença do Papa Francisco.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Ainda nas declarações aos jornalistas, o embaixador avançou que o CCV, que funciona desde 2010 e que realiza o processo de pedido de vistos de curta duração para o Espaço Schengen, envolvendo 19 países, incluindo Portugal, recebeu 16 mil pedidos de vistos em 2022 e concedeu 14 mil.

Do total de vistos concedidos, informou que cerca de 4.300 foram através das presenças consulares no Mindelo e nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

Desde 01 de agosto de 2022 que os pedidos de visto apenas para Portugal, através da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, estão a ser instruídos pela empresa externa VFS Global, em que o objetivo é aumentar a capacidade e implementar o acordo de mobilidade da CPLP, mas a decisão final sobre a atribuição de visto continua a ser das autoridades portuguesas.

A embaixada portuguesa informou em fevereiro que a empresa vai disponibilizar 1.600 vagas para agendamentos em março para a empresa e 1.200 para o CCV, num total de 2.800 agendamentos para igual número de pessoas.

A Secção Consular da Embaixada de Portugal na Praia e o CCV disponibilizam atualmente, a cada 15 dias, um conjunto de vagas para agendamento, através do site da empresa VFS Global, para vistos nacionais, e do site E-VISA, para vistos Schengen.

De acordo com dados divulgados no início de fevereiro pela embaixada de Portugal, a VFS Global recebe mais de mil pedidos de visto por mês e instruiu mais de 7.000 processos em seis meses de operação.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project