POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JPAI acusa o Governo por incumprimento das promessas e falta de políticas públicas para os jovens cabo-verdianos 15 Junho 2021

Durante uma conferência de imprensa realizada esta terça-feira, 15, na Cidade da Praia, o presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) e deputado nacional, Fidel Cardoso de Pina, acusa o governo, suportado pelo Movimento para a Democracia MpD), por incumprimento das promessas eleitorais e por falta de políticas públicas voltadas para os jovens cabo-verdianos. O jovem político retomou o caso de maus-tratos a jovens militares, pedindo inquérito "rigoroso" nos quartéis para se possa apurar a verdade sobre os soldados vítimas de "abusos e torturas", segundo os vídeos postos a circular através das redes sociais.

JPAI acusa o Governo por incumprimento das promessas e falta de políticas públicas  para os jovens cabo-verdianos

Fidel Cardoso de Pina garante que houve uma "falha grave" do Governo da Legislatura anterior, na pessoa do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, relativamente à Juventude que, segundo diz, desapareceu da Orgânica do Governo, assim como, do modelo institucional de gestão das políticas públicas nacionais.

"Ora, é inquestionável que as principais promessas feitas aos jovens cabo-verdianos, do meio rural e das cidades, não foram cumpridas por este governo na anterior legislatura. Qual é a realidade dos Jovens cabo-verdianos, hoje? Em Junho de 2021! O Programa do Governo situa o diagnóstico da situação do País e, logo, dos principais problemas que afetam a juventude, em 2019, como se o tempo tivesse parado a 31 de Dezembro de 2019 e acordássemos depois da Legislativas de Abril", mostra.

O jovem político diz esperar que o chefe do governo faça uma reposição na Orgânica do Governo, e que ao nível da administração e das políticas de descentralização sejam repostos programas e projetos que concorram para o "efetivo empoderamento" da juventude.

Aliás, para Cardoso, no domínio do emprego, o programa deve apostar na transparência, realização de concursos públicos que garantam a igualdade para todos e assegurem o alcance de cargos superiores na administração pública por mérito e não por "amiguismo ou filiação partidária".

«Este Programa de governo para X Legislatura não traz metas reais que garantam mais oportunidades de acesso dos jovens a uma formação de qualidade, previsível, inscrita no sistema formal de ensino e com dupla certificação. Temos atualmente várias universidades e escolas profissionais no país, mas muitas famílias não conseguem arcar com as despesas inerentes ao ingresso dos filhos no sistema de ensino superior e quando muito são obrigadas a fazerem de modo abnegado, esforços inimagináveis para pagar as propinas e sequentemente serem convidados a aceitar a condição de estagiários nas empresas", anuncia.

Caso de maus-tratos a jovens militares e formação

Por outro lado, Fidel Cardoso é da opinião que o Governo aumente o investimento na formação e na qualificação dos jovens que ingressam no Serviço Militar Obrigatório e a alargar a oportunidade de formação especializada em domínios úteis para a sociedade, "de modo que à saída do citado Serviço sejam um ativo de elevado valor acrescentado para a sociedade e para a sua comunidade e não um ser humano diminuído, humilhado e revoltado".

"Aqui é-me impossível falar dos jovens em Serviço Militar Obrigatório sem associar-me à indignação que assaltou toda a sociedade cabo-verdiana ao assistirmos os vídeos que envergonham e descredibilizam a instituição militar, ao permitir que nas suas casernas, na calada da noite, maus-tratos, castigos, sevícias e humilhações sejam impostos aos jovens soldados confiados pelas famílias a uma Instituição onde se espera que sejam formados e preparados para defender os valores da Nação", relembra, sugerindo que haja um inquérito "rigoroso" nos quartéis para se apurar a verdade sobre os jovens vitimas de "abusos e torturas", que estão sendo assistidos através de vídeos que circulam nas redes sociais.

"Os responsáveis a todos os níveis da hierarquia militar deviam garantir um ambiente seguro nos quartéis para todos os jovens e não responsabilizar apenas os soldados, para que essas práticas não voltem a acontecer", defende De Pina.

Setor do desporto sem programa justo

A JPAI mostra-se ainda descontente com o Programa de Governo no capítulo do desporto pela falta de "ousadia". "O Desporto em Cabo Verde representa saúde, laser, economia, cultura, mas também, um fator de união dos cabo-verdianos. Pergunto: Para quando a retoma efetiva do Desporto em Cabo Verde? Porque não criar as condições da vacinação massiva dos atletas em Cabo Verde realizada em dois momentos, sendo no primeiro, momento para os atletas que representam as seleções nacionais e depois para os atletas das competições internas? Poderíamos assim retomar o Desporto em segurança", questiona, exigindo que seja feito um Censo no Desporto em Cabo Verde. "Não podemos continuar a tomar medidas no escuro! Para definir políticas públicas assertivas temos que ter todos dados estatísticos de forma detalhada", sublinha.

O Presidente das JPAI, que é também Membro da Comissão Política Nacional do PAICV, diz acreditar que o "empoderamento" desportivo feminino é também um desafio "premente" das Políticas Públicas de Desporto em Cabo Verde. "Este programa do novo governo passa completamente ao lado, nesta matéria. É evidente que as mulheres, em particular, as jovens mulheres, no nosso país enfrentam maiores dificuldades na prática do Desporto", afirma.

"São várias as razões: desde logo o facto de as famílias serem essencialmente monoparentais e chefiadas por mulheres; por assumirem na maioria o trabalho doméstico e os cuidados não remunerados; pela precariedade laboral e a falta de oportunidades económicas; pela discriminação ainda existente na nossa sociedade; pela falta de oportunidades e pela clara ausência de políticas públicas que possam incentivar a prática desportiva no feminino. Precisamos fazer muito mais para o Desporto feminino", conclui o deputado e líder da JPAI.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project