Elmer da Graça destacou, em conferencia de imprensa, que em Cabo Verde, conforme o último censo, apenas 9% da população possui formação superior.
“Este dado só demonstra que estamos aquém do indicador de referência o que nos interpela a um forte investimento em matéria de políticas públicas para o ensino Superior”, salientou.
Ainda segundo o conferencista, o país vive nos últimos anos um acentuado decréscimo no número de estudantes nas nossas universidades.
De acordo com Elmer da Graça, há vários fatores atrelados a esta redução, de ordem socioeconómica, mas a diminuição da população constitui um dos principais aspetos que contribui para a redução da taxa de ocupação das universidades em Cabo Verde.
Para o Secretário Geral da JPAI , este fenómeno põe em causa a sustentabilidade das universidades tanto pública como privada, uma vez que têm como principal fonte de receita as propinas.
“A situação é mais grave para as universidades privadas, que não contando com a subvenção do Estado, neste momento enfrentam uma situação dramática na sua tesouraria, pelo que é preciso uma intervenção do governo no sentido de assegurar a subsistência das universidades privadas em Cabo Verde, que ao fim ao cabo prestam também um serviço publico ao país”, ressaltou.
Sistema de bolsas de Estudos precisa ser revisto
A JPAI acredita que é preciso revisitar o atual sistema de bolsas de estudos, porque parece não dar as melhores respostas à demanda do atual sistema universitário.
“É preciso maior eficiência no processo concursal das bolsas de estudo, que por sua morosidade tem causado grandes constrangimentos na gestão das universidades e aos estudantes, contribuindo, por exemplo, para a acumulação de dívidas aos mesmos, fator este que pode refletir negativamente no aproveitamento escolar”, apontou.
O jovem político disse ainda que, um outro aspeto importante, é a necessidade de adequar os valores das bolsas de estudo atribuídas no país e no estrangeiro, levando em consideração a inflação que contribui para o agravamento das despesas de estudo.
“A JPAI mostra-se disponível para essa reflexão para este diálogo e para este processo construtivo para a busca de novos caminhos para o ensino superior em Cabo Verde”, assegurou Elmer da Graça.